Sindipar completa 60 anos

 16/11/2021

O Sindipar – Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná completa 60 anos de fundação em 2021. 

A entidade, que hoje representa as instituições de saúde de Curitiba e outras dezenas de cidades da região e Litoral, foi reconhecida em 13 de novembro de 1961, logo após a consolidação da representatividade sindical dos hospitais e demais serviços do segmento no estado.

Muita coisa mudou no setor nesses 60 anos — desde o surgimento dos primeiros convênios nos anos 1960 até o avanço acelerado dos atendimentos online com a eclosão da pandemia de coronavírus em 2020, passando por amplas alterações de regramento e transformações na saúde pública e privada no Brasil. 

O Sindipar passou por mudanças profundas tanto em sua abrangência, desmembrada para a fundação da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná — Fehospar, quanto em sua atuação.

Acompanhando a evolução da organização e administração hospitalar, assim como as mudanças na legislação e na atuação sindical, a entidade hoje renova sua representação a partir de princípios como a transparência, a constante comunicação com seus associados e o benefício mútuo na relação com as categorias laborais. 

“O Sindipar mantém uma enorme importância para o setor e para a sociedade ao unir os interesses dos empregadores e dos profissionais, contribuindo indiretamente para o aprimoramento da assistência à saúde em toda a região”, diz o presidente da entidade, Flaviano Feu Ventorim (diretoria do triênio 2019–2022). 

“Esta função histórica vem sendo cumprida enquanto buscamos um modelo de prestação de serviço cada vez mais eficiente e a par das transformações, desafios e inovações do nosso segmento”, diz. 

 

Fundação

A história do Sindipar está diretamente ligada à fundação da Associação Profissional de Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde, em junho de 1961. A entidade, liderada pelo Dr. Moysés Paciornik e pelo Dr. Carlos Ferreira da Costa, requereu no mesmo ano o reconhecimento como Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde de Curitiba. 

Reconhecida pelo segmento, teve a carta sindical publicada pelo então Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio em 29 de novembro de 1961. 

Além de Paciornik e Costa, estiveram entre os fundadores, primeiros diretores e presidentes alguns dos dirigentes hospitalares pioneiros da representação patronal no estado, como Hamilton Calderari Leal.

A sigla Sindipar surgiu em 1977, quando a entidade passou a ter representatividade estadual como o “Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Paraná”. Com o desmembramento de suas bases em 1991, a entidade adotou a sigla vigente até os dias de hoje.

Entre seus presidentes estiveram Dante Luiz Júnior (1961–1966), Moysés Goldstein Paciornik (1966–1968 e 1971–1974), Antonio Jorge Ribeiro de Camargo (1968–1971), Ernani Simas Alves — 1974–1977, Dr. Oswaldo Faria da Costa (1977–1980), Ariovaldo de Mello Arantes (1980–1986), José Francisco Schiavon (1986–2006) e Luis Rodrigo S. Milano (2007-2019).

 

Funcionamento

A entidade patronal representa as instituições de saúde de Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e outras localidades, somando mais de 70 cidades. Entre os estabelecimentos representados pela entidade estão hospitais, clínicas, laboratórios de imagem e casas de saúde.

Como entidade de primeiro grau, o sindicato atua na defesa de direitos e interesses das empresas de saúde, coordenando e executando políticas e ações. Como representante da categoria perante a sociedade, participa ativamente de discussões e decisões políticas, administrativas, trabalhistas e sindicais. 

O sindicato chegou a representar estabelecimentos em todo o Paraná, sendo desmembrado em 1991 para a criação dos novas representações regionais que, junto com o Sindipar, dariam origem à Fehospar.

Representando mais de 5 mil estabelecimentos na sua base territorial, o Sindipar possui hoje uma sede própria no bairro Juvevê, em Curitiba, ao lado da Fehospar e da Associação dos Hospitais do Estado do Paraná — Ahopar.


TAGS

SINDIPAR
Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná

Nossa missão é atuar na defesa de direitos e interesses das empresas de saúde, coordenando e executando políticas e ações. Como representante da categoria perante a sociedade, participamos ativamente das discussões e decisões políticas, administrativas, trabalhistas e sindicais.

Saiba mais sobre o sindicato - clique aqui.

Flaviano Feu Ventorim
Atual Presidente

Nossos Canais de Contato

Redes Sociais

      

Filiação

  • FEHOSPAR
  • CNSaude