Mulheres executivas levam pleitos do setor hospitalar aos senadores

12/06/2019 16:18:04

Em encontro ocorrido na terça-feira (11/06), em Brasília, com os três senadores representantes do Paraná, mulheres empreendedoras do Estado apresentaram uma pauta de reivindicações de diversas áreas, com destaque para a reforma tributária como impulsionadora de geração de empregos, violência contra a mulher e evasão escolar. A reunião no Senado Federal foi agendada pelo núcleo de Curitiba dos grupos Mulheres do Brasil e Mulheres Executivas do Brasil. Dentre os documentos entregues, um ofício das entidades representativas do setor hospitalar paranaense, com sugestões e reivindicações consideradas cruciais para a subsistência do setor.

Dentre os pontos destacados estão a jornada da área de enfermagem, dimensionamento de corpo funcional de enfermagem para os prestadores de serviços em saúde, por meio de regulamentos administrativos, e a regulação de mercado que é realizada, em especial uma norma regulatória expedida pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) a sua Resolução nº 2/2018, publicada no Diário Oficial da União em 23 de agosto de 2018. Sobre a CMED, que vem sendo alvo de questionamentos inclusive na esfera judicial, ela representa “o maior problema regulatório existente atualmente no país e é capaz de trazer o sistema todo à bancarrota, o que não necessita de maiores digressões pelos valores destacados, mormente que se tratam de penalidades por infração aplicada”.

Os senadores Flavio Arns (Rede), Oriovisto Guimarães (Podemos) e Alvaro Dias (Podemos) receberam os ofícios assinados pelos presidentes da Fehospar (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná), Sindipar (Sindicato dos Hospitais), Ahopar (Associação dos Hospitais do Estado do Paraná) e Femipa (Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná). Como expresso no documento, “são questões da mais absoluta urgência” e capazes de “gerar catástrofe no setor de Saúde nacional”. Os parlamentares mostraram-se sensíveis aos problemas e receptivos para promover o debate ou encaminhamento.

Entre as representantes do MEX Brasil – Espaço Mulheres Executivas estavam Catarina Harue Yagueshita e Regina Ramina Montibeller, associadas das entidades hospitalares e diretoras da Fehospar, Sindipar e Ahopar. Elas foram responsáveis pela entrega do ofício com os pleitos do setor, cujo conteúdo pode ser solicitado pelos associados do sistema federativo paranaense. Contatar por email (fehospar@fehospar.com.br) ou pelo telefone (41) 3254-1772.

Como realçado no ofício, as entidades que o assinaram representam a totalidade dos hospitais e estabelecimentos de prestação de serviços de saúde no Estado do Paraná, hoje representando 342 hospitais privados, que contam com 20.497 leitos, dos quais 64,6% destinados ao atendimento público de saúde e, os demais 35,4 para a rede suplementar e atendimentos particulares.

Senadores Flavio Arns e Alvaro Dias com o grupo de mulheres executivas do Paraná.

Fonte: Fehospar