CNSaúde apresenta ao Ministério da Economia análise econômico-financeira do setor

27/03/2020 15:48:51

A CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços) enviou um   documento ao ministro da Economia Paulo Guedes, com uma análise do setor privado hospitalar, que passa por uma crise econômico-financeira gerada pela pandemia do Covid-19. A CNSaúde, entidade sindical de terceiro grau,  congrega atualmente 8 Federações (FEBASE, FEHERJ, FEHOESC, FEHOESG, FEHOESP, FEHOSPAR, FEHOSUL e FENAESS) e 83 Sindicatos de Saúde que representa a totalidade dos estabelecimentos hospitalares privados e filantrópicos do Brasil, além de, clínicas, casas de saúde, laboratórios de análises clínicas e patologia clínica, serviços de diagnóstico, imagem e fisioterapia.

Os impactos desta crise nos negócios hospitalares podem ser sentidos, segundo a CNSaúde,  na redução das receitas pela mudança do mix de serviços, passando de serviços cirúrgicos eletivos (com ticket médio mais alto) para procedimentos clínicos utilizados no tratamento da Covid-19 (com ticket médio de tratamento muito mais baixo) e no aumento nos custos trabalhistas devido ao afastamento temporário dos profissionais de saúde em decorrência da pandemia, que terão que ser compensados com novas contratações e horas extras e que representam parcela importante dos custos totais.

A CNSaúde aponta também que a crise gerou a elevaçãonos custos de insumos devido ao aumento da demanda por esses produtos no mercado nacional e mundial e o aumento dos custos de financiamento em decorrência do aumento da demanda por empréstimos nos bancos comerciais.

O setor hospitalar privado, desde janeiro de 2010, perdeu 34.768 leitos e 560 hospitais na sua maioria pequenos (69,9%) e médios (24,8%) dos quais 49,2% também atendiam SUS. Além disso, o setor hospitalar guarda características econômicas de perecibilidadede de seus serviços, ou seja, um leito não usado não é recuperável no dia seguinte, assim como acontece nas indústrias de transporte aéreo entre outras. Outro aspecto é acaracterística econômica do setor que é ter elevados custos fixos que, por definição, serão carregados durante crises como essas.

Veja a íntegra do documento:

file:///C:/Users/Valeria/Downloads/Of_CNSaude_117_2020_Ministro%20da%20Economia_%20Secret%C3%A1rio%20Especial%20de%20Produtividade%20e%20Competitividade.pdf