Sindipar, Fehospar e Ahopar homenageiam enfermeiros

12/05/2020 15:17:48

A diretoria da Ahopar, Sindipar e Fehospar, entidades que representam os sindicatos de hospitais e estabelecimentos de saúde do Paraná, homenageiam os enfermeiros do nosso Estado, do país e de todo o mundo neste 12 de maio em que é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. A categoria, que neste momento está na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus, como sempre, tem lutado bravamente contra a Covid-19 e dando assistência aos pacientes que contraíram a doença. No Brasil, a data é ainda mais especial quando unida ao Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20 de maio), instituída em 2004 pelo Conselho Federal de Enfermagem. Nada mais justo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar que 2020 é o Ano Internacional dos Enfermeiros.

Foi em 12 de maio de 1820, que nasceu a profissional que é provavelmente a mais reconhecida da área, Florence Nightingale. Considerada a fundadora da enfermagem como conhecemos hoje, foi pioneira no tratamento aos feridos de guerra e criadora da primeira escola de enfermagem do mundo, no Hospital St. Thomas, em Londres. Tamanha era sua vigia dos feridos, que passou a ser chamada de “dama da lâmpada”, e por causa desse cuidado constante com os feridos, a enfermeira de origem inglesa se tornou a personificação de tudo o que a enfermagem representa.

“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”

Florence Nightingale