CNS FEHOSPAR

Ministério e secretaria estadual orientam sobre novas variantes do SARS-CoV-2

03/02/2021 19:03:11

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (2) uma nova nota técnica com recomendações sobre a variante do SARS-CoV-2 identificada em Manaus (AM) às secretarias estaduais. O texto menciona indícios de maior infectividade da variante e cita uma série de medidas para evitar sua propagação e identificar sua ocorrência no país.

Entre as recomendações está a de evitar viagens não essenciais, principalmente para áreas com incidência elevada da nova variante, além do reforço de medidas já adotadas anteriormente, como o uso de máscaras, o distanciamento físico, a higienização das mãos, a desinfecção de ambientes e o isolamento de casos suspeitos. 

A nota técnica N.º 59/2021 — elaborada por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) e do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) — reforça a notificação compulsória imediata.

“É importante reforçar que todos os profissionais e instituições de saúde do setor público ou privado devem notificar imediatamente, à vigilância epidemiológica local e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) local, os resultados de sequenciamento genômico em que se identificou uma nova variante”, diz a nota — lembrando que a ausência da notificação compulsória imediata é considerada infração sanitária. 

 

Paraná

As recomendações da Secretaria de Saúde do Paraná para a prevenção da disseminação das variantes do novo coronavírus foram publicadas no dia 25 de janeiro. A Nota Orientativa 01/2021 ressalta o alto poder de transmissão da variante identificada no Reino Unido e destaca a importância de medidas já estabelecidas, como a prevenção no local de trabalho e a quarentena para pessoas procedentes de locais de risco, além de protocolos para testagem e isolamento. 

O órgão também ressalta a necessidade de uma atenção especial à investigação clínica de pacientes suspeitos.

Voltar
hidea.com e-mail