CNS FEHOSPAR

Com Covid-19 em queda em Curitiba, PR confirma casos da variante brasileira

18/02/2021 18:06:50

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou, na última quarta-feira (17/2), os cinco primeiros casos da variante brasileira (P.1)  do novo coronavírus no estado. Segundo a pasta, os casos são importados e não há transmissão local da nova cepa. Os pacientes, que chegaram em janeiro de Manaus, cumpriram isolamento e já estão recuperados. Quatro foram atendidos em Curitiba e um em Campo Largo, na região metropolitana. O rastreamento não identificou a variante em amostras de outros pacientes. 

A nova cepa chega no momento em que os números colocam Curitiba em situação distinta do que acontece em outras capitais, mais assoladas pela covid-19. Depois de atingir 1.477 casos positivos diários em 16 de dezembro, quando a doença estava no auge, a cidade teve 351 nesta terça-feira (16/2). 

Nas mesmas datas, a média móvel de sete dias oscilou de 1.346 para 430. O número de casos ativos despencou de 13.278 para 5.039. A média móvel de mortes diárias caiu de 22 em 16 de dezembro para e 12 agora. Os leitos de UTI do SUS regrediram de uma ocupação de 87% em 16 de dezembro para 77%. Já na lotação dos leitos de enfermaria houve queda de 73% para para 59%. 

Conforme o presidente do Sindicato dos Hospitais e Serviços de Saúde do Paraná (Sindipar), Flaviano Feu Ventorim, a situação mais preocupante aconteceu no início de dezembro, quando 94% das UTIs de Curitiba para covid-19 estavam ocupadas. 

“Naquela ocasião houve um apelo das autoridades e dos serviços de saúde para que a população se conscientizasse da gravidade da situação e evitasse aglomerações no Natal e no réveillon. Parece que a população entendeu o recado e respondeu de forma positiva, o que reduziu a pressão sobre as UTIs”, disse, em entrevista ao Estadão

Segundo ele, a redução foi importante para dar um alívio às equipes do tratamento intensivo e também para que pudessem ser atendidos pacientes com outras doenças graves. “Nossa preocupação é com a volta do turista de Curitiba que viajou para a praia, principalmente em Santa Catarina. Sabemos que a situação está mais grave em Florianópolis. Esperamos que, ao voltar, essa população tome os cuidados e se mantenha em casa.”

Leia a matéria na íntegrahttps://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/com-pandemia-em-queda-na-capital-parana-confirma-cinco-casos-da-variante-de-covid-19,9ed271f0374b527d7898f605b16cf4f8bsyyualq.html

Fonte: Terra

Voltar
hidea.com e-mail