CNS FEHOSPAR

Pela primeira vez em um mês, fila de espera por leitos Covid tem menos de 800 pessoas no PR

18/06/2021 18:03:32

O Paraná conseguiu uma redução expressiva nos últimos dias no número de pacientes aguardando por internação num leito exclusivo Covid. Conforme informações da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa-PR), até ontem (17 de junho) 771 paranaenses aguardavam por um leito. Em uma semana, o tamanho da fila foi reduzido em 36,18% - em 10 de junho haviam 1.208 pacientes aguardando por internação. 

Dos pacientes atualmente na fila de espera, a maioria (445) aguardam por tratamento intensivo, ou seja, por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outros 326 demandam internação em leito clínico.

Trata-se, ainda, da menor fila de espera no estado desde 17 de maio, quando 689 pessoas esperavam por internação (361 demandando tratamento intensivo). Já são seis dias seguidos com a fila diminuindo de tamanho, inclusive.

"Eram mais de 1,2 mil paranaenses em espera de leitos. Hoje, a fila já está na casa de 700. Não estamos satisfeitos ainda, mas isso já demonstra que nossas diretrizes, tomada de decisão, restrição da madrugada, tem dado resultado. Recentemente a imprensa mostrou um acidente na saída de ume stabelecimento comercial, na canaleta da 7 de setembro. Acidente levou um cidadão pro hospital, graças a Deus não morreu, mas é o tipo de acidente que poderia ser evitado. Nesse momento, mais do que nunca, precisamos focar na atenção ao Covid", declarou nesta sexta-feira o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

Por outro lado, a ocupação dos leitos em unidades de saúde segue em patamar elevadíssimo. Ontem, haviam 1.903 pacientes internados nas 2.022 UTIs espalhadas pelo estado, uma taxa de ocupação de 94,11%. Com relação aos leitos clínicos, são 2.366 internados, com taxa de ocupação em 81,22%.

Veja o histórico da fila de espera no site do Bem Paraná.

 

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Fonte: Bem Paraná

Voltar
hidea.com e-mail