contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Curitiba terá primeiro hospital municipal geriátrico do país

 

O primeiro Hospital Municipal de Geriatria do país começa a funcionar no ano que vem, em Curitiba. Com 10 mil metros quadrados e capacidade inicial para 100 leitos, o novo hospital vai atender pessoas com mais de 60 anos de idade. A previsão é de 50 mil atendimentos por ano.

 

A construção do hospital, que está em processo de licitação, faz parte da política de atenção ao idoso que prevê, além do atendimento especializado em saúde, uma série de atividades e cuidados diferenciados. "A promoção da qualidade de vida e o atendimento especializado são prioridades", afirma o prefeito Beto Richa. "Os idosos são nossos colaboradores. Com sua experiência e conhecimento nos ajudam a construir uma cidade cada vez melhor".

 

Curitiba tem cerca de 10% de sua população – em torno de 160 mil pessoas – com mais de 60 anos. São pessoas que contam com grupos de convivência, unidade de saúde especializada, cursos, passeios, ônibus gratuito garantido no cartão transporte e um serviço de SOS para idosos em situação de risco.

 

Desenvolvida em parceria pelas secretarias da Saúde e Esporte e Lazer e pela Fundação de Ação Social (FAS), a programação para os idosos na cidade é intensa. São atualmente 150 grupos de convivência que reúnem 5.000 idosos.

 

Os grupos são definidos de acordo com o interesse dos participantes, com cursos de tricô, crochê, costura, artesanato em geral, teatro, ginástica, dança e coral. Além dos cursos, os grupos contam com passeios programados de acordo com o interesse dos idosos envolvidos.

 

Distribuídos em diferentes pontos da cidade, sete Centros de Atenção ao Idoso (CATI) oferecem diferentes modalidades de atividades físicas como dança sênior, yoga e fisioterapia preventiva.

 

Para idosos em situação de risco, a FAS disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Vitimizado em Domicilio (SAVE), que pode ser acionado pelo telefone 156 para pedir ajuda ou denunciar maus tratos. Por meio do programa Vale Vovó, a prefeitura oferece a 1.800 idosos vale compras para complementar a alimentação. Ao contrário das cestas básicas, que vinham prontas, o vale compras permite que idoso compre seu próprio alimento, exercendo assim seu direito de escolha.

 

Na área da saúde, a Unidade Ouvidor Pardinho é referência nacional no atendimento à terceira idade, com atuação decisiva na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Além de atendimento médico e odontológico especializado, a Ouvidor Pardinho, que tem 22 mil pacientes cadastrados, trabalha com terapia ocupacional e atividades físicas, contando para isso com uma piscina aquecida e desenvolvendo atividades como caminhada em grupo, ginástica orientada, aulas de dança sênior e circular, sessões de filmes e palestras.

 

Pacientes com hipertensão e diabetes recebem medicamentos e acompanhamento especializado, com orientação e incentivo para adoção de práticas de vida saudável.

 

Para quem não pode participar das atividades desenvolvidas nos diferentes pontos da cidade o município garante não só atenção à saúde – desenvolvida por meio do Programa Saúde da Família, com atendimento em domicílio – mas também atividade física e momentos de alegria e descontração.

 

Este é o papel da Linha do Lazer, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Equipes da secretaria, especializadas neste tipo de atendimento, percorrem asilos, clínicas e casas de repouso onde cativam os idosos internos que têm assim, a oportunidade de brincar, dançar, conversar e praticar esportes.

 

No transporte coletivo também há benefícios extras. Além da gratuidade, prevista em lei federal e adotada em Curitiba desde a década de 80, os idosos contam com o conforto do Cartão Transporte. Graças a isso, podem embarcar pela mesma plataforma que os passageiros pagantes, livrando-se assim do desconforto de entrar pela porta de saída ou do constrangimento de ter que comprovar a idade, apresentando carteira de identidade. Basta fazer o cartão – que é gratuito e que atualmente beneficia 131 mil idosos. Diariamente os idosos representam 2,2 mil passagens gratuitas.