O conselheiro titular representante da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Paraná (Fehospar) foi eleito presidente Conselho Estadual de Saúde na sessão ordinária realizada na última quarta-feira, 28 de fevereiro. Raymundo Marques Machado, superintendente-administrativo da Fehospar, foi empossado na mesma data para cumprir mandato de um ano. Ele sucedeu a Francisco Eugênio Alves de Souza, de Londrina e também representante do segmento prestador de serviço.
A eleição da mesa diretora envolveu duas chapas, a de situação liderada pelo então presidente. O grupo oposicionista, encabeçado por Raymundo Machado, acabou recebendo 18 votos, contra 17 da chapa de Francisco Eugênio. Tendo o representante dos trabalhadores João Carlos Leite como primeiro vice-presidente, Machado destacou a sua posição apolítica e garantiu empenho para trabalhar em prol de um sistema público de saúde bem-estruturado, que responda com eqüidade e qualidade aos anseios da sociedade. O Conselho Estadual de Saúde foi fundado em 1991 e já teve entre seus vice-presidentes Renato Merolli, representante da Fehospar.
Mesa diretora eleita na 2. reunião ordinária do CES em 2007:
Presidente: Raymundo Marques Machado – segmento de prestadores.
1. Vice-presidente: José Carlos Leite – segmento de trabalhadores.
2. Vice-presidente: Manoel Rodrigues do Amaral – segmento de usuários.
3. Vice-presidente: Oswaldino Moreira Só – segmento de trabalhadores.
1. Secretária: Lurdes Engelmann – segmento de usuários.
2. Secretária: Tânia Margaret Piassa – segmento de gestores.
1. Tesoureira: Joseli Ferreira – segmento de usuários.
2. Tesoureira: Maria Elvira de Araújo – segmento de usuários.
Função
O Conselho Estadual de Saúde é instituído como instância colegiada máxima, deliberativa e de natureza permanente. Tem por finalidade deliberar sobre: a política de saúde do estado; a direção estadual do SUS; o regimento interno do CES e assuntos a ele submetidos pela Secretaria de Estado da Saúde e pelos seus conselheiros.
Criação
O CES/PR foi criado em 1991, através do Decreto n.º 703, tendo reuniões mensais até fevereiro de 1994, quando sofreu uma paralisação por ter sido criado desta forma e permaneceu um ano sem se reunir.
Em pouco tempo pode se restabelecer e em 10 de outubro de 1994 o CES/PR foi regulamentado pela Lei Estadual 10.913 como órgão deliberativo das políticas de saúde do estado do Paraná.
Instalado oficialmente em 1995, encontra-se em pleno funcionamento, tendo sido homologado pela 2.ª Conferência Estadual de Saúde, em outubro de 1995.
Deu vez à valorização de todos os seus segmentos, principalmente a de usuários, com 50% de representação, elegendo por três gestões consecutivas um deles para a presidência.
Por outro lado, soube dar ênfase à participação da mulher, traduzida na eleição de uma usuária para condução dos trabalhos no ano de 2004.
Conselho Estadual de Saúde
Rua Piquiri, 170 – Rebouças
CEP 80230-140 – Curitiba – PR
Fone: (0*41) 3330-4313 e 3330-4316
Fax: (0*41) 3330-4315
E-mail: ces_pr@pr.gov.br