O II Seminário de Qualidade em Saúde e Acreditação do Paraná será realizado em Curitiba no dia 12 de setembro, em iniciativa conjunta do Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS), Hospital de Clínicas da UFPR e a Fundação de Estudos Sociais do Paraná. O programa será cumprido no auditório da FESP, na Rua Dr. Faivre, 141, Centro. As inscrições podem ser feitas no próprio local, antes da abertura, ou ainda pela internet (www.ipass.org.br), por e-mail (ipass@ipass.org.br) ou enviando comprovante de depósito (Agência 0997 da Caixa, OP 003, conta 1680-9) para o fax (41) 3353-5770. O investimento é de R$ 50,00 para profissionais e de R$ 30 para profissionais de nível médio ou estudantes.
A cerimônia de abertura será às 8h30 do dia 12 de setembro sob a coordenação do diretor-geral do Hospital de Clínicas, Dr. Giovanni Loddo, da presidente do IPASS, Ivete J. Wazur, e a diretora da FESP, Prof.ª Tâmara Lepca Maia. Terá ainda a participação do representante da Organização Nacional de Acreditação, Fábio Leite Gastal. O programa se estenderá até o final da tarde, constando a realização de cinco palestras com especialistas e duas mesas-redondas.
A primeira palestra será apresentada das 9h às 9h30 por Ivete Wazur e terá a coordenação de Fábio Motta, do IPASS. Versará sobre “O impacto da acreditação nos serviços de saúde”. Das 9h30 às 10h30 a palestrante será Tânia Grillo Pedrosa, do IAG/MG, que falará sobre “Evento adverso”. Marcelo Cosendey, do HC/UFPR atuará como coordenador. Das 11 às 12h haverá a palestra do representante da Organização Nacional de Acreditação, Fábio Leite Gastal, abordando “Sistemas de indicadores da ONA”.
No período da tarde, das 13h30 às 15h30 haverá mesa-redonda sobre “Cases de OPSS acreditadas”, sob coordenação de Regina M.T. Graça, do IPASS. Na seqüência haverá cinco palestras de meia hora cada uma: Daniela Correa L. Cardoso, do Cedap/SC, falará sobre “Indicadores na perspectiva de processos”; Paula Cristina Figueiredo, do Centro Médico de Campinas (SP), sobre “Indicadores na perspectiva de processos assistenciais”; Jeandreia Treml, do Centro Hospitalar Unimed de Joinville (SC), sobre “Indicadores na perspectiva de aprendizado”; Paulo Anecio Paste, do Vitória Apart Hospital (ES), sobre “Indicadores na perspectiva financeira”; e o Prof.ª Hildecy Ualmira Schwaemmle, da FESP, sobre “Indicadores na perspectiva de clientes”, com coordenação de Christyan Renan Barcelos, do Hospital Santa Cruz, de Curitiba.
A partir das 16h30, como parte final do programa, haverá mesa-redonda versando sobre “Sistemas de informações como ferramenta para melhoria acreditação”, com coordenação de Leila Soares Seiffert. Participam como debatedores Claudiane Minari Bosko, do Hospital Erasto Gaertner, Adriana C. Souza Pimpão, do Hospital de Clínicas, e Gláucio de Souza, do Hospital Nossa Senhora das Graças, todos de Curitiba.