contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Londrina será sede da Conferência Estadual de Saúde

A 8ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná será realizada em Londrina, de 11 a 14 de outubro, no teatro do colégio Marista. Cerca de 1200 delegados, entre gestores, trabalhadores e usuários participarão do evento. Um dos principais objetivos do encontro é propor novas políticas públicas, com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 Com a temática “Saúde e Qualidade de Vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento”, a Conferência visa, além de debater os problemas locais, apresentar propostas na 13ª Conferência Nacional de Saúde, que será em Brasília, de 14 a 18 de novembro. Cerca de 70 delegados representarão o Paraná na etapa nacional.

As conferências municipais, que antecedem as estaduais, foram realizadas pela maioria dos municípios do estado. Dos 399 existentes, somente 15 não fizeram as etapas municipais. Entre os problemas mais apresentados pelos municípios, e que serão debatidos na Conferência, estão a importância da regulamentação da emenda constitucional nº29 e a partilha da CPMF com o estados. Os dois itens tratam sobre o aumento de investimentos no setor.  

O vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, abrirá o evento. O Secretário de Saúde do estado, Cláudio Xavier, e os conselheiros nacionais, Armando Raggio e Clóvis Adalberto Boufleur, também confirmaram presença na Conferência, que será aberta pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raymundo Machado.

Após a abertura do evento, começam as discussões dos eixos temáticos do encontro, que são os mesmos da etapa nacional. As três linhas de discussões serão a “participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde”, “nas políticas públicas para a saúde e qualidade de vida” e nos “desafios para a efetivação do direito humano à Saúde no século XXI”.