contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Autoridades avaliam como positiva atuação de Cláudio Xavier

O médico pediatra Cláudio Xavier se afasta do comando da Secretaria da Saúde com saldo positivo para a saúde pública do Estado, segundo analisam autoridades. Ele foi o responsável pela construção do plano de saúde do Governo do Estado.
A secretária de Administração e Previdência, Maria Marta Lunardon, acredita que a saúde sob todos os aspectos é a área mais sensível e que impõe os maiores desafios, pois mexe com os dois principais bens do ser humano, que a vida e a saúde. Para ela, Cláudio Xavier e sua equipe implementaram e conduziram programas de ações com disposição, comprometimento, preocupação e responsabilidade com esta questão. De acordo com Maria Marta, Xavier contribuiu para a construção de um sistema de saúde "digno, de qualidade e que atende às necessidades da população".
A procuradora-geral do Estado, Jozélia Broliani, destacou como positivas as parcerias que Xavier fez, sobretudo na administração do Hospital do Trabalhador. "Como médico teve visão estratégica e políticas públicas eficientes. O Hospital do Trabalhador, por exemplo, foi premiado na sua atuação. Isso demonstra a competência de Cláudio Xavier e sua equipe", explica.
A procuradora se refere a prêmios como o hospital amigo da criança, a pós-graduação na área médica própria, entre outras. A procuradora também falou das dificuldades encontradas por Xavier. "Ele enfrentou uma grande dificuldade com ações judiciais de medicamentos de pacientes, mas teve altivez, coragem e criatividade. Não foi uma tarefa fácil", avalia.
A gestão do Hospital Trabalhador, citada pela procuradora, é alvo de elogios também do diretor do hospital Geci Labres de Souza Júnior. "Na gestão de Xavier, houve no Hospital do Trabalhador uma importante rediscussão e ajuste no modelo da parceria, em particular aproximando a Sesa, SMS, UFPR e Funpar desta Unidade Hospitalar", afirma, citando diversos investimentos feitos no hospital, como os mais de R$ 6 milhões investidos em equipamentos e infra-estrutura.
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Moreira Júnior, avalia como positiva a atuação de Xavier. "A saúde no Estado avançou com ações concretas que se reverteram diretamente em benefício da população", disse.
O presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná e secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, destacou o trabalho de Xavier com os secretários municipais. "Simples e amigável", resumiu. Para ele, a coroação da gestão foi a assinatura do termo de compromisso de gestão e o pacto pela saúde com 341 municípios.
O diretor do Hospital das Clínicas, de Curitiba, Giovanni Loddo, vê Xavier como grande parceiro do HC, que junto com o reitor e o governador Requião, possibilitaram uma série de obras. Ele citou como exemplo o laboratório de células-tronco, a reforma da pediatria e UTI do hospital, além de apoio para reformas de vários andares e enfermarias.
Ênio Verri, secretário de Planejamento e Coordenação Geral, avalia como "muito boa" a gestão de Xavier como secretário de Saúde ao afirmar que ele ficará registrado pelo aumento e melhora no atendimento da saúde pública no Estado. "Xavier também foi fundamental com sua preocupação na saúde preventiva da população paranaense. O atendimento hoje é de boa qualidade", conclui Verri.
"A elegância no trato com as pessoas e a fidelidade aos amigos são as principais características do Cláudio. Ele, mais que um companheiro de governo, é um grande amigo", disse o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari.
O prefeito de Paranavaí, Maurício Yamakawa, diz que ele foi um grande parceiro para a cidade. "Tivemos a conquista do Hospital Regional e a Secretaria de Saúde possui uma excelente cobertura de ajuda de custo para a Santa Casa de Misericórdia e para o Consórcio Intermunicipal de Saúde. Entregamos o título de Cidadão Honorário para ele e estamos de portas abertas para quando ele precisar", promete o prefeito.
Outro colega, o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná, Mariano de Matos Macedo, diz que participação de Xavier foi muito importante "para consolidar as iniciativas de produção de medicamentos de alta complexidade na instituição e na formação de recursos humanos".