contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Santa Casa de Curitiba realiza campanha para esclarecer a endometriose

Cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva possuem a endometriose, doença caracterizada pela presença de partes do endométrio, tecido que reveste o útero, em outros órgãos do corpo. Segundo a Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), mais de seis milhões de mulheres no Brasil são portadoras do distúrbio, que é considerado um problema de saúde pública.

Para alertar sobre a doença, a SBE e a Santa Casa de Curitiba promovem neste domingo (30), das 9h às 13h, no Largo da Ordem, a II Campanha Nacional de Esclarecimento sobre Endometriose. Médicos, enfermeiros e pacientes do ambulatório especializado no tratamento da endometriose da Santa Casa de Curitiba estarão disponíveis para responder às perguntas da população. Atores com megafones estarão o tempo todo interagindo com as pessoas para incentivar a participação.

Segundo a médica e coordenadora do Ambulatório de Endometriose da Santa Casa de Curitiba, Vivian Ferreira do Amaral, as mulheres levam de cinco a 12 anos para descobrir a doença. “Muitas mulheres, por falta de conhecimento, ignoram a doença, pois os sintomas que a caracterizam, como cólicas menstruais e dor durante a relação sexual, nem sempre são percebidos e entendidos como um alerta”, afirma.

A endometriose também pode se manifestar por meio da dificuldade de engravidar. A infertilidade está presente em cerca de 40% das mulheres com a doença. O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos ou cirurgia de laparoscopia. “A prevenção é sempre o melhor remédio. Aos sinais dos sintomas, em especial a dor, é preciso procurar um médico ginecologista com urgência, pois quanto mais cedo se detecta a doença, mais rápido um tratamento adequado poderá ser iniciado”, explica Vivian.

 

Serviço:

 

Evento: II Campanha Nacional de Esclarecimento sobre Endometriose

Dia: domingo (30)

Horário: das 9h às 13h

Local: Largo da Ordem