contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Secretaria Estadual de Saúde cumpre promessa de cronograma de pagamento

O Departamento Financeiro da Secretaria Estadual de Saúde confirmou na tarde desta terça-feira, 24 de junho, a liberação dos valores referentes aos serviços ambulatoriais do mês de maio. O dinheiro estará disponível na conta dos prestadores de serviços nessa quarta-feira. A SESA também anunciou que os valores referentes às AIHs (internações) foram processados para liberação nessa quarta, devendo estar disponíveis na quinta-feira.

Foi a primeira vez este ano que os recursos são liberados dentro do mês subseqüente ao do serviço prestado e é cumprida, assim, a promessa feita pelo secretário de Saúde, Gilberto Martin, no início de junho, quando em audiência com representantes da Federação (FEHOSPAR), da Associação (AHOPAR) e do Sindicato dos Hospitais (SINDIPAR) assumiu o compromisso de estabelecer cronograma de pagamentos e que, na primeira etapa, os valores devidos aos prestadores de serviços dos 386 municípios sob regime de gestão do Estado (semiplena) teriam seus créditos entre o dia 25 e 30 do mês seguinte ao de referência.

As gestões junto ao governo do Paraná tiveram a importante participação do deputado estadual Alexandre Curi, que teve duas audiências com os dirigentes das entidades hospitalares e esteve presente na última delas, no dia 2 de junho, quando o secretário Gilberto Martin, igualmente receptivo ao pleito e após receber o aval do governador Roberto Requião, anunciou a fixação da agenda de pagamentos, de modo a oferecer tranbquilidade à rede conveniada de serviços de saúde. Nos últimos meses, pagamentos vinham ocorrendo depois do quinto dia útil do segundo mês ao da prestação de serviços, fazendo com que hospitais tivessem de recorrer a empréstimos bancários para cobrir a folha de pagamento, além de se ver em dificuldades para suprir outros compromissos, inclusive com instituições de crédito e fornecedores.

Presentes às etapas de negociações com o gestor estadual, os dirigentes hospitalares Renato Merolli, Luis Rodrigo Milano, Benno Kreisel e Orlei Antonio Negrello emitiram nessa terça-feira manifestação de agradecimento ao secretário Gilberto Martin, reiterando a importância para a rede de serviços a regularidade nos pagamentos. A SESA não informou oficialmente sobre a liberação dos valores referentes à suplementação da área de psiquiatria.