O Brasil conquistou na última sexta-feira (dia 26/1) o direito de sediar o Congresso Mundial da International Hospital Federation (IHF) em 2009. O anúncio do país vencedor foi feito durante a reunião anual do Conselho Diretor da entidade em Ferney-Voltaire, na França, com a presença do presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), Dr. José Carlos de Souza Abrahão, e do vereador Ivan Moreira, presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro – cidade onde o evento será realizado -, este último representando o prefeito César Maia.
Os congressos mundiais da IHF reúnem líderes da área de saúde de 85 países e costumam contar com a participação de mais de 1.500 profissionais das mais diversas áreas deste setor. O programa do Congresso Mundial de 2009 será anunciado durante o próximo Congresso da IHF, marcado para acontecer em Seul (Coréia do Sul), em novembro deste ano.
Esta é a primeira vez que o país abrigará um evento deste porte na área. Para tanto, o Brasil concorreu com Portugal (Lisboa) e Emirados Árabes (Dubai) e, na final, venceu Dubai por 12 votos a 5. Os últimos congressos foram realizados na França (Nice) em 2005 e nos Estados Unidos (São Francisco) em 2003. Os congressos mundiais da IHF acontecem tradicionalmente a cada dois anos.
“Países como o Brasil, a Argentina e o México integram hoje o Conselho da IHF e vêm participando ativamente das ações da entidade. Nada mais justo do que sediarmos um evento deste porte, o que trará grande visibilidade para os países latino-americanos”, declarou o presidente da CNS e membro do board da IHF, José Carlos Abrahão. O dirigente disse ainda que, durante o evento, será analisada a situação atual dos serviços de saúde no Brasil e no cenário mundial, bem como projetado o seu processo de desenvolvimento para a próxima década.
A comitiva que representou o Brasil na reunião da IHF na França retorna ao país ainda esta semana, quando já pretende dar início aos preparativos para o evento de 2009: “Vamos começar o nosso trabalho agregando os outros países da América Latina e também todo o conselho da IHF. Nossa proposta é realizar um congresso forte e muito representativo, que debaterá o futuro da saúde no Brasil, na América Latina e em todo o mundo”, afirmou José Carlos Abrahão.
Retrospectiva:
A candidatura do Brasil à sede do Congresso Mundial de Hospitais de 2009 foi oficialmente apresentada ao Conselho Diretor da IHF durante o Congresso de Nice em 2005 e defendida em maio de 2006, na França, pelo presidente da CNS e membro do board da entidade, Dr. José Carlos Abrahão, e pela presidente da Hospitalar e também associada à entidade, Dra. Waleska Santos.
Em outubro do ano passado, o presidente da IHF, Gérard Vincent, esteve no Rio de Janeiro acompanhado de sua comitiva a fim de conhecer a cidade, os possíveis locais para a realização do Congresso de 2009 e avaliar a infra-estrutura para o evento.