contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Comissão discute Orçamento a partir de quarta-feira

Na próxima quarta-feira (4), a Comissão Mista de Orçamento retomará a discussão do Orçamento de 2007. Os líderes dos partidos na comissão se reunirão para definir um novo cronograma para a tramitação da proposta orçamentária anual (LOA) e do Projeto de Lei 16/06, de revisão do Plano Plurianual 2004/2007 (PPA).
A tramitação do Orçamento de 2007 ainda está na fase inicial e faltam etapas importantes, como as audiências públicas, o relatório preliminar, a fase de emendamento e a elaboração dos relatórios setoriais. Um acordo entre os líderes pode acelerar a tramitação.
Redução do crescimento
Essa hipótese, porém, deve ser analisada com cuidado, na opinião do integrante da comissão mista e vice-líder do PFL na Câmara Pauderney Avelino (PFL-AM). "Nós temos que fazer uma avaliação sobre a peça orçamentária, porque o próprio governo já fez uma modificação antes de ela começar a ser discutida, que é a redução da previsão de crescimento. Isso modifica muita coisa", afirma.
No projeto do Orçamento de 2007, a previsão de crescimento econômico é de 4,5% para 2006 e de 4,75% para o ano que vem. O Banco Central, porém, já anunciou que espera 3,5% para este ano. A variação do crescimento econômico influencia a arrecadação de impostos.
Acordo pós-eleições
Outro integrante da Comissão Mista de Orçamento e também vice-líder do PT, o deputado Carlito Merss (SC) acredita na possibilidade de um acordo sobre o assunto com o fim do período eleitoral, em 29 de outubro. "Sempre que há vontade política, republicana, é possível. A
LDO foi aprovada por unanimidade [na comissão]. Com o fim da fervura eleitoral, o bom senso vai prevalecer", diz.
Ainda não há sessão marcada para o plenário do Congresso Nacional, em que a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2007 é o primeiro item da pauta. A LDO serve de base para a elaboração do Orçamento do ano que vem.

Notícias anteriores (para saber mais acesse www.camara.gov.br)

 

Orçamento apertado pode afetar recursos para investimentos
Projeto do Executivo reduz expectativa de inflação de 2006
Novo corte orçamentário é esperado para o final do ano
Governadores devem receber mais verbas da União em 2007
Orçamento: governo diminui margem de ação do Congresso
Relator aponta dificuldades na votação do Orçamento
Consultoria analisa votação do Orçamento antes de LDO
Orçamento para 2007 prevê crescimento de 4,75% do País
Investimentos em infra-estrutura serão maiores em 2007
Congresso recebe a proposta orçamentária para 2007
Acordo possibilitou aprovação do projeto da LDO