contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Criada a Federação das Entidades Médicas de São Paulo

 

Os presidentes do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, da Associação Paulista de Medicina, do Sindicato dos Médicos de São Paulo e da Academia de Medicina de São Paulo assinaram um documento oficializando a criação da Federação das Entidades Médicas do Estado de São Paulo. Confira abaixo o termo de compromisso firmado pelos presidentes das entidades por ocasião do 1.º Congresso de Ética Médica de São Paulo.

 

TERMO DE COMPROMISSO

 

Desafios contínuos estão presentes no cotidiano profissional, desde desvios na qualificação das faculdades de medicina, proliferação descontrolada de suas criações, currículos defasados para com as demandas sociais, avaliações de capacitações, especializações, pós-graduação, inserção no mercado de trabalho, até mensuração de resultados de forma equilibrada e lúcida, passando, necessariamente, por amplas discussões sobre política nacional de saúde conseqüente e plural, definição de competências profissionais distintas, comportamentos questionáveis sob aspectos éticos, recrutamento de recursos humanos, tanto nas atividades públicas, quanto nas particulares, remuneração digna e suficiente, planos de cargos, carreiras e salários, enfim, abrangentes demandas a nos convergir sempre.

 

Organizados em distintas entidades médicos somos, por certo, profissionais conscientes dos nossos deveres, determinados a alcançar soluções condizentes com os anseios do conjunto dos médicos e consoantes com expectativas da população. Antes de tudo, nossos compromissos se voltam para debatermos, da maneira mais ampla e democrática possível, problemas a nos afligir, desde aqueles relacionados com a formação, qualificação profissional constante, até práticas definitivas de um modelo de política de saúde resolutivo.

 

Defendemos a UNIDADE MÉDICA e, de fato, a temos praticado. Convictos estamos da necessidade de oficializá-la. Nada mais oportuno do que o 1º Congresso de Ética Médica do Estado de São Paulo para criarmos a FEDERAÇÃO DAS ENTIDADES MÉDICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, de fato, fórum avançado para debates da política médica local, regional, estadual e nacional.

 

Assim, estabelecemos sua criação e conclamamos a todos os colegas a cerrarem fileiras nas discussões que nos unem a todos.

 

São Paulo, 31 de março de 2006

 

Isac Jorge Filho
Presidente do Cremesp

 

Jorge C. Machado Curi
Presidente da APM

 

Cid Célio Jayme Carvalhaes
Presidente do Simesp

 

Luiz Fernando Pinheiro Franco
Presidente da Academia de Medicina de São Paulo