Começa nesta quarta-feira (05) em Curitiba o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2008, que até sexta-feira colocará em análise temas de relevância associados ao exercício profissional, à formação médica e na atenção à saúde. Trazido pela primeira vez ao Estado pelo Conselho Federal de Medicina, o evento marca as comemorações de 50 anos de fundação do CRM-PR, que nessa quinta-feira, dentre outras atividades, terá o lançamento do selo postal alusivo ao Jubileu de Ouro e a abertura de exposição filatélica que retrata aspectos da História da Medicina.
Como parte das atividades do I Encontro, que terá a participação de cerca de 250 conselheiros estaduais e federais de todas as regiões do País, será realizada na manhã de quinta-feira (06) “Manifestação pública em defesa da saúde e da vida”. Terá lugar na Praça Santos Andrade, junto à escadaria do prédio da UFPR, símbolo de Curitiba e da cultura paranaense. O objetivo da mobilização é congregar gestores, usuários e prestadores de serviços para demonstrar as dificuldades que colocam sob risco a estrutura do Sistema Única de Saúde e garantia à sociedade de seu direito constitucional de acesso à assistência pública Na oportunidade será realizada ENTREVISTA COLETIVA às 10h00, para a qual dirigentes das instituições médicas nacionais e do Paraná e demais participantes da MANIFESTAÇÃO estarão à disposição .
“Esperamos que esta manifestação seja um marco de relacionamento e diálogo entre todos os que lutam por uma assistência médica digna e que os direitos dos cidadãos sejam respeitados. Deste encontro, será redigida a Carta de Curitiba, que deve expressar o sentimento da população em relação á saúde pública”. Ao fazer a reflexão, o presidente do CRM-PR, Gerson Zafalon Martins, diz que o documento será entregue ao Presidente da República, ao ministro da Saúde, aos demais gestores das diferentes esferas e lideranças do Congresso Nacional.
O I ENCM terá a coordenação do presidente do Conselho Federal de Medicina, Edson de Oliveira Andrade. Entre os palestrantes convidados o presidente da Associação Médica Brasileira, José Luiz Gomes do Amaral, e o diretor da Associação Internacional de Bioética, José Eduardo de Siqueira, que lançará o livro “Bioética Clínica”. Formação, integração do médico jovem, exercício ilegal da profissão, relação de trabalho do médico com o SUS, interiorização e a revisão do Código de Ética Médica estão entre os temas a ser debatidos no encontro.