Diretores da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar), do Sindipar e da Associação dos Hospitais do Paraná (Ahopar) participaram de audiência na última quarta-feira (18 de abril) na Delegacia Regional do Trabalho, em Curitiba, quando foram apresentados e debatidos temas de relevância para o setor de saúde do Estado. Os dirigentes foram recepcionados pelo Delegado Regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, e ainda pelo Chefe do Setor de Segurança e Saúde do Trabalhador, Sérgio Silveira de Barros, e do Chefe do Setor de Relações do Trabalho, Fábio Ubirajara de Campos.
O encontro foi considerado altamente positivo pelos diretores das entidades hospitalares, não só pela receptividade dos representantes do Ministério do Trabalho no Paraná mas, também, porque consensou-se pela a construção de uma pauta conjunta de trabalho, a envolver outros organismos e tendo como finalidade dar atenção às muitas questões existentes. A aplicação da NR 32, os elevados índices de acidentes de trabalho nos estabelecimentos de saúde, a inclusão no trabalho de portadores de deficiência, a qualificação de serviços, a inadimplência com Contribuição Sindical e a atuação da vigilância sanitária de municípios em desarmonia com os fiscais do Trabalho foram alguns dos temas analisados.
O Delegado do Trabalho propôs a realização, ainda no primeiro semestre, de painel ou seminário que pudesse colocar em análise aspectos jurídicos e técnicos dos assuntos mais polêmicos, como o da fiscalização. A proposta é de envolver no debate, além de representantes da DRT e dos estabelecimentos de saúde de todo o Estado, as Vigilâncias Sanitárias, Secretaria Estadual de Saúde, Ministério Público do Trabalho, Previdência Social e Associação dos Municípios. Geraldo Serathiuk comprometeu-se em promover os estudos para viabilização do encontro, com o que os estabelecimentos de saúde podem começar a enviar para a Fehospar sugestões ou dúvidas sobre as questões.
A reunião na DRT teve as participações do vice-presidente da Fehospar, Renato Merolli, que também preside o Sindipar e a Ahopar; o diretor financeiro da Federação, Luis Rodrigo Milano; a diretora de relações sindicais, Eliane Maria Cornelsen; o conselheiro fiscal Benno Kreisel; o superintentende-administrativo Raymundo Marques Machado; e o assessor de imprensa Hernani Vieira.