contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Estado emergencial dos hospitais psiquiátricos motiva reunião na Comissão de Saúde

Em recente conversa com o presidente da Comissão de Saúde, o diretor de Psiquiatria do SINDIPAR (Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná), Dr. Osmar Ratske, classificou a situação dos hospitais psiquiátricos como catastrófica: “Tendo em vista a não atualização dos valores de diárias, os leitos remanescentes serão brevemente fechados e haverá desassistência maior ainda do que a que já existe”. Ou seja, atualmente o sistema psiquiátrico do Estado encontra-se com falta de leitos de UTI, e ainda sofre com o não reajuste da tabela de procedimentos do SUS.

Para discutir o assunto, a pedido da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (FEHOSPAR) o presidente da Comissão de Saúde, deputado Ney Leprevost, convocou diversas entidades e associações envolvidas nesta área para debater a assistência psiquiátrica no Paraná.

Segundo o departamento psiquiátrico da FEHOSPAR, a Secretaria Estadual de Saúde vem sendo alertada desde maio de 2006 para o colapso da rede hospitalar da especialidade. Para se ter uma idéia da defasagem da tabela do SUS, o valor real de uma diária hospitalar na psiquiatria é de R$ 68,91, e o valor repassado pelo SUS atinge em média R $ 28, gerando uma defasagem de 273,07%. Em recente consulta feita pela Assembléia, o governo do Estado confirmou que o seu único hospital psiquiátrico, o Adauto Botelho, tem custo de diária por paciente superior a R$ 100, ainda assim estando livre de encargos sociais, folha de pagamento e remédios, dentre outros custos.

De acordo com Ney Leprevost os hospitais psiquiátricos conveniados como SUS encontram-se em iminente risco de suspensão de atendimento à população paranaense carente, dada a incapacidade financeira dos mesmos. Na semana passada, o Hospital Filadélfia de Marechal Cândido Rondon, que tem 240 leitos, só não decretou o fechamento de suas atividades diante de garantias dadas pela Secretaria Estadual de Saúde de melhorar as condições de remuneração.

Foram convidados para a reunião o Secretário Estadual de Saúde, Cláudio Xavier; o diretor de Psiquiatria do SINDIPAR; a diretora de Psiquiatria da Fehospar, Maria Emília P. de Mendonça; Dr. Osmar Ratske; diretor da ala psiquiátrica do Hospital Nossa Sra. da Luz, Dr. Dagoberto Requião; o presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, Dr. Marco Antonio Bessa; a diretoria e Câmara Técnica da CRM (Conselho Regional de Medicina); e representantes de hospitais psiquiátricos de todo o Paraná.

 

SERVIÇO

Data: 28 de Agosto de 2007 (terça-feira)

Horário: 11 horas

Local: Sala de Reunião das Comissões (3º andar do prédio administrativo) – Assembléia Legislativa do Paraná

Contato: Ney Leprevost – 8411-6900 / 3350-4192