Como parte da estratégia definida pela nova gestão da Diretoria, visando a descentralização das atividades e a integração de todas as regiões em busca do fortalecimento da representatividade, a Fehospar realizou em 21 de outubro a sua primeira reunião fora da sede da Capital. O encontro ocorreu no Hotel Bourbon, em Londrina, tendo a coordenação do Dr. Fahd Haddad, presidente do sindicato da região – o Sinheslor – e vice da Federação. Apesar de imprevistos que impediram o traslado de alguns diretores, incluindo o presidente Arthur Leal Neto, “o encontro foi muito promissor e deu novo ânimo a todos pela política de descentralização e participação dos associados”, como referiu-se Fahd Haddad.
O presidente do Sinheslor enalteceu o conjunto de propostas definido pelo setor de saúde, para apreciação no novo governo, e que “continuamos à disposição para colaborar com a nossa causa, a saúde para todos,com dignidade e ética”. Sobre a atuação da Federação, Fahd Haddad sugeriu que seja focada em três pontos de relacionamento: com o setor público, com os compradores de serviços da atividade suplementar e em relação aos assuntos trabalhistas com a classe obreira. Também defendeu maior integração com outras instituições representativas e presença mais constante na mídia, para que se torne mais conhecida pela comunidade e tenha apoio em suas reivindicações.
Além de definir o elenco de propostas à área política e estratégias de ação para a Fehospar e seus Sindicatos, a reunião teve em pauta outros assuntos de relevância, como a reforma estatutária já programada pela nova Diretoria para o começo de 2007. Várias idéias foram apresentadas, todas tendo a preocupação de contrastar o menor ônus financeiro possível com o maior agrupamento de estabelecimentos de saúde associados. O modelo será definido em assembléia, mas com a participação de todo o segmento, com o que a íntegra do estatuto vigente pode ser acessada no site da Fehospar, para merecer sugestões. A forma de cobrança da contribuição confederativa é uma das preocupações.
Renato Merolli, presidente do Sindipar e que representou o presidente da Fehospar no encontro, fez questão de esclarecer que a nova gestão colegiada e transparente já adotou como prioridade a prestação periódica das contas, inclusive pela internet, estando disponível a todos os associados. Também ressaltou a medida administrativa para correção de problema contábil decorrente do uso de caixa único para as três instituições que funcionam na sede de Curitiba (Fehospar, Sindipar e Ahopar), bem como outras iniciativas para conter ou otimizar gastos. O fortalecimento da Associação dos Hospitais do Paraná, para que tenha uma atuação política mais efetiva em prol dos estabelecimentos de saúde, também foi ratificada pelos participantes do encontro.
Ante ao anúncio de que a Fehospar constituiu novo escritório de advogados para manter assistência em período integral e várias áreas de atuação, a assessora jurídica do Sinheslor, Débora Alessandra de Oliveira Damas, propôs a realização de encontros periódicos dos responsáveis por esta área nos Sindicatos. A idéia é contar com um colegiado para troca de experiências e para que uniformize e harmonize as atuações quanto à legislação, num processo a ser estendido também a outras regiões do País. Além de componentes do quadro diretor da Federação, o encontro teve a participação de representantes dos Sindicatos de Londrina e Maringá e dos Laboratórios do Paraná.