contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Grupo de trabalho busca soluções para crise dos hospitais psiquiátricos

Na manhã de terça-feira (02) foi instalado o Grupo de Trabalho dos Hospitais Psiquiátricos da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa. Na ocasião, Maria Emília Parisoto de Mendonça, diretora de psiquiatria da FEHOSPAR (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná), reafirmou que a capacidade de endividamento dos hospitais psiquiátricos está completamente esgotada.

Diante da situação, o presidente da Comissão de Saúde, deputado Ney Leprevost, e o coordenador do Grupo de Trabalho, deputado Élio Rusch, encaminharam ofício ao Secretário Estadual de Saúde, Cláudio Xavier, para que ele analise uma proposta de suplementação das diárias dos leitos psiquiátricos elaborada pelo Grupo de Trabalho.

O documento prevê a imediata liberação de 3 milhões de reais, e a suplementação de 60 reais para leitos adultos e de 90 reais para leitos de adolescentes até a atualização da tabela de repasses federais. O Secretário tem até o próximo dia 9 para avaliar e responder a proposta, quando haverá outra reunião do grupo.

Na tarde de terça-feira, Rusch anunciou que os diretores de hospitais seriam recebidos pela equipe do Secretário de Saúde, o que acabou ocorrendo. Mais uma vez os representantes da SESA insistiram que qualquer melhoria na remuneração estaria condicionada à criação de alas para adolescentes nas unidades hospitalares.