contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Liberado pagamento de dezembro à rede conveniada

A Secretaria Estadual de Saúde anunciou nesta quinta-feira (22/02) já estarem disponível na conta bancária dos prestadores de serviços da rede conveniada do SUS os recursos de média complexidade, complementando o total de pagamentos da referência de dezembro de 2006. O montante financeiro não chegou a ser divulgado, mas os estabelecimentos hospitalares consultados confirmaram a liberação dos créditos, que tendem a aliviar um pouco as suas dificuldades para suprir compromissos com fornecedores, folha de pagamento e encargos tributários e financeiros.

Fontes da própria SESA acenaram ainda com a perspectiva de que, com autorização do governador para liberar recursos do Tesouro Estadual, poderá pagar na próxima semana os valores integrais do faturamento de janeiro de 2007, dentro do teto autorizado, com o que praticamente normalizaria o cronograma determinado pelo Ministério da Saúde, sendo exceção as contas atrasadas, que se referem ao extrapolamento do teto financeiro do Estado nos três últimos anos. De acordo com o governo estadual, a dívida era de R$ 30 milhões e já teria sido reduzida para R$ 21 milhões. Na semana passada, o Departamento Financeiro da Secretaria havia informado que problemas no sistema de processamento das contas vinha atrasando o pagamento da rede conveniada ao SUS em regime de gestão semiplena e que recebe os valores via Governo do Estado. Os atrasos vinham há muito ganhando corpo e já estavam próximos dos 50 dias após a conclusãodo mês daprestação dos serviços.

Diretores da Fehospar, Ahopar e também da Femipa agradeceram o empenho do secretário da Saúde Cláudio Xavier em tentar regularizar o pagamento da rede conveniada. Também estão tentando agendar para a próxima semana um encontro com o secretário e diretores da SESA com o objetivo de analisar aspectos que venham em benefício da assistência à saúde no Estado.