contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Palestras abordam recuperação de tributos e isenção a filantrópicos

 

O Simpósio de Direito Aplicado à Saúde, que será realizado em março em Curitiba, juntamente com o Encontro Paranaense de Advogados de Instituições de Saúde, terá entre os palestrantes o advogado tributarista e constitucionalista Janir Adir Moreira e o economista e contabilista Denílson Felipe Borges, consultores da empresa mineira TW Assessoria Empresarial, especializada na recuperação de tributos e que há mais de um ano celebrou parceria com a Fehospar e Ahopar para atender aos hospitais e demais estabelecimentos paranaenses.

 

Os temas das palestras dos consultores da TW são “Recuperação de PIS e Cofins sobre medicamentos nos hospitais” e “Ilegalidade e inconstitucionalidade da exigência de PIS e Cofins sobre as receitas dos hospitais filantrópicos”. As palestras vão ocorrer das 11h15 às 12h do dia 14, segundo e último dia de trabalhos do simpósio, que terá lugar no auditório Milano, do Victoria Villa Hotel.

 

A recuperação administrativa de créditos fiscais – PIS e Cofins sobre medicamentos – tem sido caminho buscado pela empresas para amenizar sua carga tributária e fazer valer seus direitos legais. Trata-se de uma ampla revisão dos critérios compositivos ou conformadores da base de cálculo das exações Programa de Integração Social  e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), em razão da receita proveniente de medicamentos e similares, estabelecida pela Lei 10.147 de 21/12/00.

 

O fundamento jurídico para as compensações resume-se, basicamente, no fato de que a legislação citada determinou a incidência monofásica das contribuições para o PIS  e Cofins mediante a aplicação das alíquotas de 2,2% e 10,30%, respectivamente, sobre o valor de saída de determinados medicamentos com  classificação específica (código TIPI), em função dos “princípios ativos” de sua composição, bem como a previsão de alíquota zero nas operações subseqüentes.A conseqüência prática deste trabalho é a economia fiscal apresentada, na medida em que os créditos  serão apropriados com atualização monetária e compensados com débitos vencidos e/ou vincendos administrados pela Secretaria da Receita Federal.

 

O mecanismo já foi utilizado em diversos hospitais do Brasil,  onde foram recuperados valores substanciais, gerando uma grande economia fiscal e financeira para as instituições. Além de estarem à disposição dos representantes dos hospitais quando da realização do simpósio, em março, os representantes da TW podem ser contatados pelos telefones (31) 3275-3133 e (34) 3235-3333 ou por e-mail (janir@janirmoreira.com.brtwassessoria@triang.com.br). Informações adicionais podem ser obtidas com o Departamento Jurídico da Fehospar, pelo fone (41) 3254-1772 ou por e-mail (jurídico@fehospar.com.br).

 

 

Recuperação de PIS e COFINS sobre Medicamentos nos Hospitais e  b) Ilegalidade e Inconstitucionalidade da Exigência de PIS e COFINS sobre as Receitas dos Hospitais Filantrópicos

 

 

Aspectos Relevantes:

 

Recuperação administrativa dos valores equivalentes a 3,65% sobre o faturamento dos medicamentos sujeitos a alíquota zero retroativa a 5 anos, representando forte incremento de capital de giro para os Hospitais.

 

Questionamentos jurídicos acerca das exigências de PIS e COFINS sobre as Receitas dos Hospitais Filantrópicos. Análises das situações em que hajam Autuação da Receita Federal, bem como providências preventivas cabíveis. 

 

 

 

Os palestrantes

 

Janir Adir Moreira

 

Advogado Tributarista e Constitucionalista,  Contador, Consultor, Diretor da Empresa Janir Adir Moreira & Advogados Associados com sólida experiência nas áreas de Planejamento Tributário e Recuperação de Tributos  no Brasil e no Exterior; Vice-Presidente da Associação Brasileira de Direito Tributário;  Secretário Geral da Academia Brasileira de Ciências Contábeis;  Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais; Membro do Conselho Superior da Academia Nacional de Economia;  Conselheiro do Conselho de Assuntos Jurídicos da Associação Comercial de Minas;  Membro da Comissão de Assuntos Tributários do Conselho Federal de Contabilidade; Conferencista sobre temas ligados à área tributária e contábil.

 

 

Denílson Felipe Borges

 

Contabilista e Economista com Pós graduação em Contabilidade e Controladoria pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia;  Diretor da Empresa TW Assessoria Empresarial, Ltda. com sólida experiência em controladoria e recuperação de tributos em Hospitais e empresas de grande porte, Membro da AMCHAM – American Chamber Commerce – Uberlândia – MG.