Pelo menos 300 hospitais e clínicas privados de Salvador suspenderam ontem o atendimento a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
A medida atinge principalmente os setores de emergência e ortopedia, que respondem por 95% dos atendimentos privados pelo SUS. Foi tomada em protesto contra decisão da prefeitura de reduzir em 25% o número de consultas pelo SUS.
O presidente da Ahseb (Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia), Marcelo Britto, afirmou que cerca de 10 mil atendimentos por dia deixarão de ser realizados.
Segundo ele, em maio a prefeitura encaminhou às instituições solicitação de redução de 25% sobre o total de atendimentos por mês, sob a alegação de corte de despesas.
A Secretaria da Saúde de Salvador informou que, até o início da tarde de ontem, apenas 16 clínicas conveniadas haviam interrompido o atendimento. "Nenhum paciente está ficando sem atendimento", disse o secretário da Saúde, Carlos Trindade.