Após vistorias de técnicos do Cenem (Comissão Nacional de Energia Nuclear), Sesa (Secretaria de Estado de Saúde), Ministério da Saúde, entre outros, e anos de espera, o tão aguardado aparelho de radioterapia da Oncorad (Clínica de Radioterapia do Sudoeste), conhecida como Hospital do Câncer, entrou em funcionamento para atendimento de pacientes na última segunda-feira. Ontem, os responsáveis pela Clínica anunciaram a conquista. Há cerca de seis meses o equipamento era utilizado para testes.
O responsável legal pela Oncorad, o médico oncologista Gilmar Juliani Biscaia, comentou que o início do funcionamento do tratamento de radioterapia veio a coroar o trabalho e o esforço de uma legião de pessoas envolvidas, até mesmo os anônimos. Trata-se do início do procedimento no sudoeste do Paraná. O aparelho é destinado a atender pacientes de todo o Sudoeste e norte de Santa Catarina. Mas com o credenciamento ao SUS (Sistema Único de Saúde), que ainda falta ser conseguido, a área poderá ser expandida.
O chefe da 7ª Regional de Saúde, Valmir Dallacosta, complementou que nesta primeira etapa do credenciamento ao SUS serão atendidos os pacientes dos 15 municípios da microrregião de Pato Branco, e com a possibilidade de expansão a sete municípios de Santa Catarina, que estão