contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Sudoeste conquista tratamento de radioterapia, após 10 anos

Após vistorias de técnicos do Cenem (Comissão Nacional de Energia Nuclear), Sesa (Secretaria de Estado de Saúde), Ministério da Saúde, entre outros, e anos de espera, o tão aguardado aparelho de radioterapia da Oncorad (Clínica de Radioterapia do Sudoeste), conhecida como Hospital do Câncer, entrou em funcionamento para atendimento de pacientes na última segunda-feira. Ontem, os responsáveis pela Clínica anunciaram a conquista. Há cerca de seis meses o equipamento era utilizado para testes.

O responsável legal pela Oncorad, o médico oncologista Gilmar Juliani Biscaia, comentou que o início do funcionamento do tratamento de radioterapia veio a coroar o trabalho e o esforço de uma legião de pessoas envolvidas, até mesmo os anônimos. Trata-se do início do procedimento no sudoeste do Paraná. O aparelho é destinado a atender pacientes de todo o Sudoeste e norte de Santa Catarina. Mas com o credenciamento ao SUS (Sistema Único de Saúde), que ainda falta ser conseguido, a área poderá ser expandida.

O chefe da 7ª Regional de Saúde, Valmir Dallacosta, complementou que nesta primeira etapa do credenciamento ao SUS serão atendidos os pacientes dos 15 municípios da microrregião de Pato Branco, e com a possibilidade de expansão a sete municípios de Santa Catarina, que estão em negociação. Mas ele acredita também que Guarapuava deve demonstrar interesse e a Secretaria Estadual de Saúde abrirá a possibilidade dos municípios da 8ª Regional optarem por serem atendidos na Oncorad. Com relação ao credenciamento ao SUS, Dallacosta, afirmou que o secretário estadual de Saúde encaminhou a documentação para Brasília e já foi aprovada pelas instâncias, falta somente a publicação no Diário Oficial da União, o que deve acontecer em breve. Ele afirmou ainda que o trabalho da clínica começou a dar certo somente depois “de as pessoas confiarem umas nas outras”.