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TISS recebe prêmio padrão de qualidade em SP

O Programa de Padronização da Troca de Informação na Saúde Suplementar (TISS), criado pela ANS em 2005, recebeu segunda-feira, dia 27 de novembro, em São Paulo, o Prêmio Padrão de Qualidade em B2B 2006, com destaque para a Gerente-Geral de Integração com o SUS, Jussara Macedo, eleita personalidade do ano na categoria Incentivo Nacional ao Comércio Eletrônico.
O evento, promovido pela Revista B2B Magazine, reuniu no Clube Sírio Libanês cerca de 700 profissionais de negócios e teconologia da informação. O evento consagrou 350 cases de sucesso. "A iniciativa privada é sempre temerosa quanto a mudanças e a ANS, através do TISS, conseguiu reverter esse quadro, e está de parabéns por ter feito isso da forma mais democrática", afirmou Richard Lowenthal, Presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Ebusiness Brasil).
O TISS vem sendo desenvolvido e aprimorado de forma coletiva. Agência reguladora e representantes do setor estão trabalhando juntos para padronizar as informações da saúde suplementar no Brasil. As inúmeras guias e os demonstrativos, antes trocados sem qualquer padrão entre operadoras e prestadores, passarão a seguir nomenclatura, conceitos e representações unificadas.
Em seguida, de acordo com a Resolução Normativa nº 138, de novembro de 2006, logo após a implantação total da padronização ainda no papel, o que acontecerá até 31 de maio de 2007, a troca das informações padronizadas deverá ocorrer completamente em meio eletrônico ao final de 2008. "A consagração dos projetos de Nota Fiscal Eletrônica e da Agência Nacional de Saúde Suplementar demonstram também uma boa integração entre os setores público e privado", declarou o Presidente da Ebusiness Brasil à revista B2B Magazine.
Com o TISS, operadoras e prestadores se comunicarão com mais rapidez e eficiência e o beneficiário aguardará menos por autorizações de procedimentos. Nos EUA, a implantação de um programa similar ao TISS mostrou que o tempo de pagamento das operadoras aos prestadores caiu de 200 para 7 dias em média, isto graças a fatores como a redução de erros de preenchimento de guias, o que costuma gerar glosas e atrasos.