contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

UTI com mais humanização e tecnologia

O Hospital Pilar, de Curitiba, está oferecendo aos seus pacientes um novo modelo de UTI. São leitos que permitem a companhia familiar em tempo integral, e a transmissão de imagens e sinais vitais via internet.
Há cerca de um mês, uma menina com meningite inaugurou o novo leito. “Já de início pudemos perceber o quanto a humanização auxilia na recuperação do paciente”, afirma Sérgio Sliva, um dos médicos responsáveis pela implemantação do projeto.

 

“Em uma UTI normal, uma psicóloga conversaria com a menina, a mãe faria uma visita rápida de meia hora e pronto. Agora não. Nossa paciente ficou sempre ao lado da mãe e assistiu a vídeos infantis. A recuperação foi mais tranqüila e mais rápida”, resume. Doze dos 27 leitos do hospital possuem banheiro privativo, climatização individual, TV a cabo e ponto de acesso à internet 24 horas.
Open Vida
Além disso, foi instalado na UTI o Sistema Open Vida, um programa online no qual o médico assistente pode monitorar o paciente e verificar seus sinais vitais à distância. Os dados são enviados por meio da telemetria para a central no posto de enfermagem e transmitidos via internet, mediante senha pessoal, em tempo real.
Informações como freqüência cardíaca, pressão, gráficos de ecocardiograma e de respiração, entre outros, são disponibilizados para o médico, estando ele em qualquer lugar do mundo, inclusive por celular e palmtop. “Isso é feito com segurança, já que apenas o médico que atende àquele paciente tem acesso a uma senha. Assim que esse paciente deixa a UTI, essa senha é apagada”, explica Sliva.
Segundo ele, a UTI inova ao trazer dois conceitos fundamentais para a medicina. “Tecnologia e humanização como diferenciais”, sintetiza. Sliva, que é o diretor responsável pela UTI do Pilar, lembra que o projeto só se tornou possível com o trabalho dos engenheiros da Hi Technology, que desenvolveram o sistema. “O detalhe importante é que são todos profissionais do Paraná”, revela.
De acordo com ele, o hospital Albert Einstein, de São Paulo, já teria manifestado interesse em trabalhar com o mesmo sistema de UTI. Sliva diz que o custo das inovações não será repassado para o paciente. O Hospital Pilar é uma instituição particular e não atende aos pacientes do SUS.