Uma equipe da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apresentou ontem, em reunião no Plenário do Conselho Federal de Medicina, o Sistema de Notificações
A equipe, composta por Beatriz Mcdowell, Cláudio Henriques, Heder Borba e Marize Lippel, destacou que já foram recebidas 4.466 notificações (principalmente dos cerca de 200 hospitais sentinelas e gerentes de risco que foram capacitados e treinados), mas como o sistema ainda está em fase de adaptações, é fundamental a colaboração dos médicos, tanto como notificadores como quanto proponentes de mudanças.
Cláudio Henriques complementou que, atualmente, cada notificador tem acesso apenas à sua própria notificação (o sistema permite acompanhar notificações), mas que é possível que se caminhe para que as informações sejam socializadas, respeitando toda proteção de precaução e resguardo.
Beatriz Mcdowell destacou ainda que trata-se de uma iniciativa relevante por parte da Anvisa de uma conexão com a área médica, capaz de produzir uma mudança cultural com relação ao uso de produtos através de um sistema de notificação que independe da indústria.
O presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. Edson de Oliveira Andrade, ofereceu apoio à iniciativa e reiterou a necessidade de que os médicos tenham acesso às informações, como forma de que se sintam motivados a serem alimentadores do banco de dados.