contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Anvisa propõe fóruns permanentes em vigilância sanitária

Durante a abertura do V Fórum Regional de Vigilância Sanitária, que ocorre em Campo Grande (MS) até esta quarta-feira (30), o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, defendeu a realização de fóruns permanentes para o constante aprimoramento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
“A Anvisa funciona, nestes encontros, como um meio incentivador da construção permanente de um sistema que tenha uma visão moderna de vigilância voltada à educação sanitária, prevenção à saúde e também para a avaliação dos riscos e correção imediata deles”, observou Raposo.
Uma das ferramentas para a construção deste moderno sistema de vigilância sanitária estará disponível aos estados e municípios possivelmente a partir do mês de agosto, conforme estimou o diretor-presidente da Anvisa ao se referir à Universidade Corporativa
em Vigilância Sanitária.
“Com
profissionais bem formados e capacitados, o sistema funciona melhor e oferece resultados mais rápidos em saúde pública”, acredita Dirceu Raposo. “Ganham os servidores e ganha a população usuária dos serviços do Sistema Único de Saúde, especialmente em relação às ações e programas em vigilância sanitária”, completa.
Promovidos pela Anvisa no decorrer deste ano, os fóruns regionais reúnem especialistas da Agência e profissionais de saúde dos estados e municípios da região. O objetivo é avaliar as realidades regionais para a definição conjunta (esferas federal, estadual e municipal) de medidas estratégicas que resultem em melhorias ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
Durante o V Fórum Regional, em Campo Grande (MS), estão sendo avaliadas as necessidades, prioridades e ações em vigilância sanitária nos âmbitos regional e nacional. Representantes dos Laboratórios Centrais, de Escolas de Saúde Pública, dos Procons e do Ministério Público também participam do fórum.
Este é o último fórum de uma série de cinco encontros regionais. Os fóruns ocorreram em Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Belém (PA), e Aracaju (SE). Em todos eles, as discussões evidenciaram a necessidade de descentralização das ações de vigilância sanitária (respeitando-se as peculiaridades regionais) e de maior aproximação entre o trabalho desenvolvido pela Agência e pelos órgãos de vigilância nos estados e municípios.

Os resultados de todos os fóruns serão consolidados e discutidos durante encontro nacional, previsto para a segunda quinzena de junho. Com mais essa iniciativa, a Anvisa fomenta a interlocução com as vigilâncias locais e diversos segmentos da sociedade, para a formulação de políticas públicas voltadas ao aprimoramento constante das ações de vigilância sanitária em todo o país.