Durante a abertura do V Fórum Regional de Vigilância Sanitária, que ocorre
“A Anvisa funciona, nestes encontros, como um meio incentivador da construção permanente de um sistema que tenha uma visão moderna de vigilância voltada à educação sanitária, prevenção à saúde e também para a avaliação dos riscos e correção imediata deles”, observou Raposo.
Uma das ferramentas para a construção deste moderno sistema de vigilância sanitária estará disponível aos estados e municípios possivelmente a partir do mês de agosto, conforme estimou o diretor-presidente da Anvisa ao se referir à Universidade Corporativa
“Com
Promovidos pela Anvisa no decorrer deste ano, os fóruns regionais reúnem especialistas da Agência e profissionais de saúde dos estados e municípios da região. O objetivo é avaliar as realidades regionais para a definição conjunta (esferas federal, estadual e municipal) de medidas estratégicas que resultem em melhorias ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
Durante o V Fórum Regional,
Este é o último fórum de uma série de cinco encontros regionais. Os fóruns ocorreram em Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Belém (PA), e Aracaju (SE). Em todos eles, as discussões evidenciaram a necessidade de descentralização das ações de vigilância sanitária (respeitando-se as peculiaridades regionais) e de maior aproximação entre o trabalho desenvolvido pela Agência e pelos órgãos de vigilância nos estados e municípios.
Os resultados de todos os fóruns serão consolidados e discutidos durante encontro nacional, previsto para a segunda quinzena de junho. Com mais essa iniciativa, a Anvisa fomenta a interlocução com as vigilâncias locais e diversos segmentos da sociedade, para a formulação de políticas públicas voltadas ao aprimoramento constante das ações de vigilância sanitária em todo o país.