A diretoria eleita para o triênio 2006/2009 está completando o primeiro ano frente à Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Paraná (Fehospar), que nesse 31 de agosto também comemora o seu 16.º aniversário de fundação. Apesar das muitas dificuldades que pesam sobre o setor de saúde, um dos mais prejudicados pela falta de uma política coerente por parte dos governantes, a nova diretoria contabiliza importantes feitos e conquistas em prol de seus Sindicatos e representados, bem como no fortalecimento de sua imagem e credibilidade perante a sociedade organizada. No âmbito nacional, juntamente com a sua Confederação, a CNS, a Fehospar está presente nas grandes lutas em defesa do setor de saúde, com destaque para mobilização visando a regulamentação da Emend Constitucional 29 e de mais recursos para a atenção à saúde, de modo a assegurar uma remuneração condigna, já que está há mais de uma década sem os devidos ajustes, e a própria qualidade dos serviços. A Federação também está alinhada ao movimento que visa conter a saga tributária, que contribui ainda mais para o fechamento de serviços e postos de trabalho.
Arthur Leal Neto, presidente da Fehospar, avalia entre os principais avanços implementados no Paraná a transparência administrativa e a descentralização das atividades da entidade, com maior autonomia aos Sindicatos Regionalizados. Para isso, diz, foi de fundamental importância a reformulação estatutária da instituição, recém-concluída, que de imediato possibilita a redução substancial dos valores da Contribuição Confederativa e a extinção de outras formas de cobrança, como mensalidades e taxas, fortalecendo o sistema representativo e os próprios Sindicatos, que absorverão 70% dos recursos arrecadados. "Estamos cumprindo o compromisso assumido de diminuir o ônus aos estabelecimentos, ampliar a base de representados e de oferecer total transparência em tudo que é gasto pela entidade sindical", referiu-se o presidente, .
Outra inovação é a inclusão de percentual da Contribuição para a Associação dos Hospitais do Paraná, com o que todos os estabelecimentos filiados poderão usufruir de sua representatividade e serviços, lembrando a característica de atuação política da instituição. Ainda pela reforma do Estatuto, a médio prazo será possível reestruturar os 17 Sindicatos filiados, promovendo fusões e mudanças das bases, de modo a torná-los mais fortes, atuantes e com ampliação de serviços aos associados.
Fahad Haddad e Renato Merolli, vice-presidentes da Federação e que também já presidiram algumas das reuniões e assembléias realizadas neste primeiro ano de gestão, citam outras iniciativas práticas que têm sido implementadas, a começar por eventos pontuais voltados a melhor esclarecer o setor de serviços de saúde sobre questões tributárias, trabalhistas, fiscais, jurídicas e de relação com compradores de serviços. Exemplificam ações na Capital e interior visando oferecer orintação sobre o Padrão TISS, a NR 32, plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, acreditação, cobrança de tributos como PIS, Cofins e ISS e a celebração de Convenções Coletivas de Trabalho. Ressaltam, ainda, a maior proximidades entre os setores de RH dos serviços hospitalares, com proveitosa troca de experiências que, esperam, possa ocorrer também no âmbito da área jurídica, envolvendo advogados dos Sindicatos e dos grandes hospitais. Renato Merolli, que também integra a diretoria da CNS, cita a integração que já se processa sob a chancela da Confederação, possibilitando melhores perspectivas aos setores jurídicos dos Estados.
Neste período de um ano, a Federação esteve representada em reuniões em todas as regiões do Paraná, integrando Sindicatos e os estabelecimentos representados. A maioria das visitas teve a participação dos diretores Luis Rodrigo Milano, do Financeiro da Fehospar e também presidente do Sindipar, e de Benno Kreisel, titular do Conselho Fiscal da entidade e vice-presidente da Associação dos Hospitais. A última viagem dos diretores ocorreu nos dias 15 e 16 de agosto, quando representaram a Federação durante rodada de negociações com a Secretaria Estadual de Saúde, em Toledo, visando resguardar os direitos do Hospital Filadélfia, de Marechl Cândido Rondon, ameaçado de fechar pelo desequilíbrio financeiro decorrente da baixa remuneração paga pelo sistema público.
Um dos principais eventos promovidos pela Federação este ano foi o encontro "Cenários e Desafios da Saúde", que teve lugar no auditório do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, no final de junho. Participaram como palestrantes o deputado Rafael Guerra, então como presidente em exercício da Frente Parlamentar de Saúde e que falou sobre a regulamentação da EC 29 e os financiamento do sistema público de saúde; o presidente da Confederação Nacional de Saúde, José Carlos Abrahão, abordando "A visão atual do setor de saúde"; e o presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Eduardo de Oliveira, que apresentou aspectos da implantação do Padrão TISS na saúde suplementar.
Os diretores da Federação têm a perspectiva de realização não só de outros eventos de tal alcance como também cursos e outras atividades de reciclagem e conhecimento que venham em benefício dos estabelecimentos de saúde, de seus diretores e de seus empregados. Algumas parcerias já estão sendo formalizadas nesse sentido. A médio ou longo prazo, com a expectativa da criação do sistema "S" da saúde, será possível viabilizar muitas outras ações voltadas a contemplar as empresas. Arthur Leal Neto ressalta que a Federação mantém assessoramento nas várias áreas, em especial a jurídica, e que a diretoria é sempre receptiva a sugestões que venham em benefício das empresas de saúde, coletiva ou individualmente.