O Centro de Aconselhamento e Laboratório Genetika de Curitiba lançou esse mês um programa de expansão de suas atividades para as principais cidades brasileiras, criando uma rede de franquias.
O laboratório é o único do país que realiza exames para a detecção de mais de mil doenças genéticas. Além disso, foi o primeiro especializado em genética a obter o certificado de qualidade ISO 9001/2000.
Por esses motivos, de acordo com o médico geneticista Salmo Raskin, sócio fundador do Laboratório, o programa tem potencial para ganhar uma importante fatia do mercado nessa prestação de serviços.
Cada franqueado do Genetika atuará como uma unidade de captação de exames laboratoriais de análises citogenéticas, genética molecular (DNA) e genética bioquímica, por meio dos seguintes serviços: divulgação e esclarecimentos técnicos aos clientes que necessitam realizar ou solicitar exames genéticos, coletas, preparação e envio apropriado dos materiais biológicos ao Genetika, além de entrega de resultados e processamento de serviços prestados.
O capital necessário à montagem de uma unidade que levará a marca Genetika variará entre R$ 60 mil a R$ 150 mil reais – dependendo do padrão e do porte da unidade, de acordo com Salmo Raskin.
Esses valores são bem inferiores se comparados aos necessários para a implantação de um laboratório convencional. Além do mais, de acordo com o dirigente, a unidade franqueada poderá oferecer desde o início das atividades todos os exames já realizados pelo Genetika em Curitiba.
Outro importante diferencial nessa modalidade de franquia, de acordo com Salmo Raskin, é a de que o aconselhamento genético e os demais exames de genética médica, por lei devem ser cobertos por planos e convênios de saúde.
Finalmente, especialistas de renome nacional e internacional serão os responsáveis pelo repasse do “know-how” para consolidar a marca Genetika por meio das franquias. Salmo Raskin é o principal entre esses nomes.
Ele é um dos 10 cientistas brasileiros participantes do seleto grupo que integra o Projeto Genoma Humano e autor de mais de 70 artigos científicos sobre genética em periódicos científicos internacionais.