Cornélio Procópio foi a primeira cidade a receber o Programa de Educação Médica Continuada de 2008, iniciativa do Conselho Regional de Medicina do Paraná. O evento ocorreu nos dias 7 e 8 de março e teve a participação de cerca de 40 médicos da região. Para o fim do mês de março foi agendada a etapa de Paranaguá, que coincide com a posse dos componentes indicados para a Representação Regional do CRMPR no Litoral Paranaense. Cascavel terá a sua edição em abril, quando também ocorrerá a solenidade ética de entrega de carteiras aos médicos que se formaram em sua maioria na Unioeste. Ao longo do ano o programa de atualização será levado às várias regiões do Estado, sendo que o calendário de atividades ainda está em fase de elaboração.
O Prof. César Alfredo Pusch Kubiak, também presidente da Regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, é o coordenador do Programação de Educação Continuada do CRM. Ele considerou um sucesso a etapa inaugural e que cumpriu plenamente os seus propósitos: “Tudo saiu dentro do esperado, com comparecimento em massa dos colegas de lá, excelente nível de satisfação pelos temas escolhidos e carinhosa acolhida”.
O evento ocorreu no Hotel Midas, tendo entre os palestrantes os Prof. César Kubiak, Gibram Avelino Frandoloso e Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho, este vice-presidente do Conselho de Medicina. Foram abordados, entre outros temas, “Avaliação clínica pré-operatória – Análise crítica dos consensos”, “Solicitação racional de exames complementares – Desafio ou obrigação?”, “Uso racional de antimicrobianos na prática clínica” e “Dilemas éticos do cotidiano”.
Para o presidente do CRMPR, Gerson Zafalon Martins, este é um programa inovador de atualização científica gratuito para médicos paranaenses, idealizado pelo Conselho do Paraná e que conta com o apoio do CFM. O Prof. César Kubiak reforça: “Em cada etapa regional são realizados debates com o objetivo de disseminar o conhecimento e as novas descobertas diagnósticas e terapêuticas, contribuindo, assim, para elevar o nível da medicina e ainda para a melhoria do atendimento aos pacientes”.
Os cursos de educação continuada são ministrados por renomados especialistas e conselheiros do CRM, direcionados a todos os profissionais em atividade no Estado, sobretudo àqueles que atuam no sistema público de saúde e os que se dedicam às denominadas especialidades básicas – Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina da Família e Comunidade). Outro alvo de treinamento são os médicos que atuam em atendimento de urgência e emergência. De forma paralela ao Programa, no auditório do Conselho será realizado de março a outubro deste ano o 3.º Curso de Aperfeiçoamento
Etapa
A
Etapa
Durante