contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Propostas para a saúde formuladas ao Governo do Paraná

Propostas em benefício dos serviços hospitalares e de saúde do Paraná apresentadas pela Fehospar e seus 17 Sindicatos Filiados:

 

1.      REDUÇÃO DA AlÍQUOTA DO ICMS DOS SERVIÇOS QUE ATENDEM AO SUS.

 

·        A alíquota do ICMS poderá ser equivalente ao que já é feito hoje para as microempresas (1,5 %) e aplicável às contas de água, luz e telefone dos Serviços que atendem ao SUS.

 

        

 

2.     CRIAÇÃO DE UM FUNDO DE AVAL DA SÁUDE.

 

·        Poderá ser um fundo de aval, à disposição dos serviços de saúde, no sentido de aquisição de equipamentos e incorporação de novas tecnologias para a modernização de instalações e serviços, com limites baseados na receita de cada entidade, conforme projetos específicos, em benefício da população em geral.

 

 

3.     AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCENTIVO AOS HOSPITAIS REGIONAIS E ESTRATÉGICOS DO ESTADO DO PARANÁ.

 

·        A ampliação além de contemplar valores, poderá incluir mais instituições regionais, visando o apoio no custeio e modernização de instalações e equipamentos, em benefício dos usuários destes serviços.

 

 

4.     CRIAÇÃO DA CAMARA DE COMPENSAÇÃO DE ALTA COMPLEXIDADE.

 

·        Os usuários do SUS que necessitarem de serviços fora de sua localidade podem ter livre escolha de outros serviços do SUS, que tenham condições de atendê-los. Porém, esses serviços serão remunerados com recursos do município de origem do usuário. Isto já é previsto na NOAS, mas não é aplicada efetivamente.

 

 

5.     COMPROMISSO DE APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA SAÚDE

 

§        Compromisso de aplicação dos recursos Estaduais da Saúde (12% da receita líquida) de acordo com o preconizado pela resolução 322 do Conselho Nacional da Saúde.

 

 

6.     SUPLEMENTAÇÃO DA TABELA DO SERVIÇOS

 

§        Considerando que a tabela do SUS é referência mínima de pagamentos de serviços, solicita-se que o Estado suplemente as diárias e serviços com maior carência e necessidade, inclusive utilizando a CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), da AMB/CFM, como referencia técnica.

 

 

7. CRIAÇÃO DE UM PRÊMIO ESTADUAL DE QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE.

 

·        O prêmio estadual de qualidade em saúde poderá ter várias modalidades, com incentivo financeiro e de mérito para os serviços de melhor desempenho, produtividade e humanização de atendimento, para que estimule um aperfeiçoamento constante na prestação de serviços de saúde, incluindo as instituições e os profissionais da área.