No próximo dia 16, o Hospital Santa Cruz, de Curitiba-PR, promove ações sobre o Dia Mundial da Prematuridade, comemorado no dia 17 de novembro. O evento contará com palestras da equipe assistencial do hospital e depoimentos de pais de bebês prematuros.
O tema escolhido foi “Cuidados Humanizados: Salvando Vidas”. “Vamos mostrar a importância da abordagem à família, desde o momento de dar notícia da prematuridade, ao nascimento, e o acompanhamento das fases que o prematuro irá passar até estar pronto para receber alta da UTI Neonatal”, explica o médico pediatra e coordenador da UTI neonatal do Hospital Santa Cruz, Enio Torricillas.
A primeira parte do evento trará palestras destinadas à equipe multidisciplinar da UTI neonatal e aos pais convidados. “Vários profissionais são acionados quando há casos de prematuridade. Fisioterapeutas, psicólogos, enfermagem e médicos são envolvidos nesse processo e devem estar familiarizados com o conceito de atendimento humanizado”, explica.
Em um segundo momento, o público poderá assistir depoimentos de pais de bebês prematuros. “A ideia é trocar conhecimento e experiência sobre a prematuridade”, explica o pediatra.
Grupos
Todas as quintas-feiras a equipe do Hospital Santa Cruz recebe grupos de pais de bebês prematuros para conversar e tirar dúvidas sobre os quadros clínicos dos pequenos pacientes. “Este é o momento de ouvirmos os pais e entendermos suas principais necessidades e sugestões em relação ao atendimento dos bebês prematuros”, explica.