Entre os 190 profissionais, que passaram em concurso público em 2015, estão médicos e enfermeiros, que começam a trabalhar em primeiro de dezembro.
Os quase 200 profissionais que estão sendo convocados agora estarão sob a gestão da Ebserh, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Educação, que já tinha em seu quadro, dentro do HC, outros 436 empregados públicos.
A contratação atende recomendação do Conselho de Medicina, que havia emitido em junho uma notificação de interdição ética das Unidades de Terapia Intensiva cardíaca, pediátrica e neonatal Foram dados 120 dias para que melhorias fossem realizadas , prazo que foi estendido e que expiraria em meados de dezembro.
Segundo o CRM, havia provas de que o funcionamento do hospital, em condições precárias, poderia causar dano irreparável ou de difícil reparação aos pacientes.
O indicativo funciona como um “alerta” ao hospital que teve de melhorar as instalações e as condições de trabalho nas UTIs.
Com a contratação de pessoal e a chegada de uma verba extra, o atendimento nas unidades está garantido, pelo menos até o mês que vem ,explica o superintendente do maior hospital público do Paraná, Flávio Tomasich.
O numero de leitos nas UTIs cardíaca, pediátrica e neonatal vai passar de 22 para para 42 com o reforço no quadro de pessoal do HC.