Preocupada com a saúde mental dos profissionais da área da saúde que estão trabalhando diretamente no combate da Covid-19, a Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ), vai proporcionar atendimento médico psiquiátrico gratuito, por meio de voluntários já cadastrados. O atendimento será realizado via telefone, o que não substitui uma consulta médica. O objetivo é ajudar esses profissionais a enfrentar com mais força e leveza esse momento difícil pelo qual passa o país, considerando que estão na linha de frente do combate à doença.
“Estamos oferecendo, através do atendimento de psiquiatras voluntários, orientação gratuita para todos os profissionais que estão em contato direto com a Covid-19 em nosso estado. Sabemos que é importante que esses profissionais saibam lidar com a ansiedade, com o medo, com a preocupação. E queremos ajudá-los nesse aspecto”, ressalta o médico psiquiatra Júlio Dutra, presidente da APPSIQ.
O formulário para cadastramento dos profissionais da área da saúde interessados nesta modalidade de atendimento estão sendo colocados à disposição nesta sexta-feira (27). “Não há um número oficial de profissionais da saúde trabalhando diretamente no combate à Covid-19 no Paraná, mas, sabemos que são muitos e que não podem ficar desamparados emocionalmente em momento tão estressor como esse. É nosso dever social dar a estes heróis da saúde um pouco daquilo que nós, psiquiatras, fazemos de melhor, que é cuidar e aliviar os sintomas negativos ocasionados pelas doenças mentais”, diz Júlio Dutra.
Serviço:
Profissionais da saúde que necessitam de atendimento podem se inscrever pelo link. Clique aqui.
Outras informações
APPSIQ (fone e whats): (41) 9.9265-7585.
Fonte: APPSIQ