Concorrência estimula a contratação de empresas especializadas. A terceirização de serviços é uma tendência que se fortalece em diversos setores empresariais. Mas, nos últimos anos, uma área em especial tem descoberto os benefícios desse modelo de negócio: a saúde. Sem abrir mão da qualidade, a terceirização se tornou uma opção arrojada e muitas vezes mais econômica para hospitais na administração de áreas que integram sua atividade principal.
Serviços como alimentação, limpeza, segurança, manutenção e até análises clínicas, antes relegados a um segundo plano, ganham posição de prioridade nas mãos de empresas especializadas.
O Hospital Edmundo Vasconcelos, situado na Vila Clementino, em São Paulo, é um exemplo de sucessivas terceirizações de serviços que deram bom retorno. Em 1991, o hospital terceirizou os primeiros serviços: limpeza e alimentação. “Hoje seria inviável trabalhar sem a terceirização porque teríamos o dobro de encargos”, afirma Mário Hélio Souza Ramos, diretor executivo do hospital.
Das 1.800 pessoas que trabalham diariamente no hospital, apenas 700 representam o pessoal registrado. São funcionários administrativos e do efetivo de enfer-magem. Já a equipe médica, que conta com 500 profissionais, é tradicionalmente autônoma, explica Rocha. As demais áreas, que somam 600 funcionários, também são terceirizadas.
“É como administrar uma cidade da saúde”, diz Ramos. “Nós fazemos medicina e, por isso, temos que nos concentrar na medicina. Embora o hospital tenha responsabilidade sobre o cardápio servido aos pacientes, descobrimos que podemos terceirizar a produção, uma área não incluída em nossa especialidade.” O Hospital Edmundo Vasconcelos serve, em média, 90 mil refeições por mês.
Conforme Ramos, os hospitais começaram a perceber a necessidade de terceirizar serviços no final da década de 70. Hoje, é a altíssima concorrência e a busca de modernização que vem estimulando esse processo. “Muitas empresas ainda vêem a terceirização como sinônimo de redução de custo. Na verdade, terceirizar não é o fim, apenas o meio de um processo”, esclarece Ramos. “Com a terceirização correta, a empresa ganha qualidade e tempo, vantagens que se somam à redução de custos, mas o maior resultado é a possibilidade de melhorar a qualidade do serviço oferecido ao paciente.”
Após a terceirização da alimentação e limpeza, o hospital levou o modelo à lavanderia.
Antes ocupando uma área de 400 m, a lavanderia recebia cerca de 70 mil quilos de roupa por mês. “Em 1998, com a contratação de uma empresa especializada em higienização hospitalar, passamos a dispor de uma roupa com excelente qualidade e durabilidade, e aproveitamos o espaço da lavanderia para oferecer outros serviços aos pacientes”, explica Ramos.
A terceirização da lavanderia foi responsável ainda por uma expressiva redução de 40% nos gastos com água e luz do hospital.
Outros serviços também passaram pelo mesmo processo, entre eles manutenção clínica, segurança, recepção, paisagismo, controle de pragas, gerenciamento de obras, pintura e call center.
O executivo destaca ainda a importância da contratação de serviços especializados para os laboratórios de análises clínicas e patológicas. “Desde a década de 80, nossos laboratórios, bem como os serviços de radiologia e imagem, são terceirizados”, afirma Ramos. Mais recentemente, a terceirização chegou ao banco de sangue. “Nessa área, tanto a estrutura quanto os equipamentos são nossos. Apenas os serviços são terceirizados.”
Pesquisa
Levantamento realizado em 2001 pelo Hospital Edmundo Vasconcelos, envolvendo 145 hospitais privados, com 200 a 300 leitos, mostrou que o índice de terceirização de serviços no setor de saúde ainda é pequeno no País.
“Na Região Norte não identificamos nenhum hospital que trabalhasse com serviços terceirizados”, ressalta Ramos. O resultado também é pouco expressivo na região Sul, onde apenas 4% dos entrevistados tinham contratação especializada de serviços.
A terceirização mostra resultados um pouco melhores no Nordeste (10%) e no Centro-Oeste (14%). “Já no Sudeste, 30% dos hospitais pesquisados tinham algum serviço terceirizado, principalmente em São Paulo.”