Cerca de mil farmacêuticos dos estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, Piauí e Paraná serão os próximos a receberem o treinamento oferecido pelo Programa Farmácias Notificadoras. O objetivo é capacitar esses profissionais para coletarem notificações, feitas pela população, de reações adversas e queixas técnicas sobre medicamentos.
Todos os treinamentos ocorrerão em maio: dias 8 e 9 (Bahia), 15 e 16 (Mato Grosso do Sul), 18 e 19 (Piauí) e 22 e 23 (Paraná). O Programa também será apresentado aos proprietários dos estabelecimentos farmacêuticos, com o intuito de sensibilizá-los a participarem do programa.
O curso é o primeiro passo para adesão ao programa, que busca promover o uso racional de medicamentos, além de consolidar o sistema nacional de farmacovigilância. O treinamento será realizado pela Anvisa, com a colaboração dos Conselhos Regionais de Farmácia e das Vigilâncias Sanitárias Estaduais.
Farmácias de São Paulo, Santa Catarina, Pará, Goiás, Sergipe e Alagoas já aderiram ao Programa Farmácias Notificadoras. Saiba mais acessando o site da Anvisa (www.anvisa.gov.br).