Profissionais de saúde de todo o país reúnem-se a partir desta quinta-feira (31/8) para discutir o consumo indiscriminado de medicamentos. O Seminário sobre Propaganda e Uso Racional de Medicamentos é uma promoção da Anvisa, apoiada pelas federações dos médicos (Fenam) e dos farmacêuticos (Fenafar).
A preocupação das autoridades sanitárias com o fenômeno do consumo sem critério de medicamentos se deve a seu impacto nos indicadores de Saúde Pública. A ingestão excessiva ou indevida e as reações adversas aos medicamentos lideram o ranking nacional de intoxicação há sete anos. E o problema não se limita ao Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) lidera uma campanha para combater este descontrole no acesso aos medicamentos verificados em diversos países.
A Anvisa realizou quatro seminários regionais: para a Região Nordeste, em Salvador (BA), em dezembro de 2005; para a Região Norte, no fim de março; para a Região Sul, em abril; e para a Região Sudeste, em junho. No encontro de três dias em Brasília, serão consolidadas as propostas apresentadas nos encontros regionais, com o objetivo de formular um plano de ação nacional.
Os cinco seminários fazem parte de uma estratégia da Agência para atuar em favor do uso racional de medicamentos e debater o impacto que a propaganda desses produtos exerce nos hábitos da população.
Além dos seminários, a Anvisa mantém a monitoração permanente da propaganda de medicamentos e produtos voltados à saúde, o projeto das Farmácias Notificadoras e uma campanha de rádio para informar sobre o assunto.
Confira a programação do seminário no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br)