O MS (Ministério da Saúde) não dispõe dos R$ 6,75 milhões que deveriam ser enviados ainda este ano ao governo de São Paulo para realização de cirurgias eletivas (marcadas) nos 41 dos 42 municípios abrangidos pela DIR 12 (Diretoria Regional de Saúde), em Campinas. A informação é da Assessoria de Imprensa do MS. Municípios estão utilizando verbas próprias para realizar mutirões visando reduzir as filas de espera.
“O Ministério da Saúde tem consciência da quantidade de gente que precisa das cirurgias, mas não há dinheiro para atender todo mundo”, divulgou a assessoria de imprensa do MS. A verba deve ser incluída no orçamento do próximo ano. Hortolândia recebeu recursos, ao contrário de Americana, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Paulínia, Jaguariúna, Pedreira, Santo Antonio de Posse, Holambra, Monte Mor, Engenheiro Coelho, Artur Nogueira e Cosmópolis.
Pacientes não conseguem operar de próstata, catarata, varizes, cirurgia ortopédica e vesícula biliar. O TodoDia publicou ontem, com exclusividade, a problemática vivenciada pelos municípios, após reunião realizada na DIR-12 com os secretários de Saúde. A Assessoria de Imprensa da Secretaria do Estado da Saúde informou que caberia ao MS publicar os projetos elaborados e liberar os recursos.
“É uma calamidade”. Assim o secretário de Saúde de Americana, Emerson Assis, definiu a situação. O município teve que bancar 171 cirurgias de catarata porque não recebia verbas. A prefeitura também está tendo que assumir implantes de órteses e próteses ortopédicas. O diretor de saúde de Nova Odessa, José Adriano de Sordi, explicou que cirurgias de menor proporção podem ser realizadas no município, mas as maiores dependem de agendamento em hospitais estaduais.
O secretário de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Carlos Alberto Cavalcante, informou que cirurgias de baixa complexidade estão sendo feitas com recursos do Fundo Municipal de Saúde. O problema tem sido o agendamento de cirurgias nos hospitais públicos. A verba do governo federal ajudaria a complementar os recursos, disse Cavalcante.