A Anvisa divulgou, na sexta-feira (15/12), os resultados do Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde, o PNASS. Os dados foram apresentados em seminário realizado
O PNASS
Na abertura do seminário, o diretor da Anvisa Cláudio Maierovitch ressaltou a importância do programa. “É a primeira vez que se traz a público uma avaliação tão abrangente, que servirá como instrumento de trabalho a todo campo da Saúde Pública”, afirmou. O diretor destacou ainda a contribuição das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais para o desenvolvimento do programa. “Os resultados são frutos de um trabalho coletivo”, pontuou.
O PNASS foi aplicado pelas equipes estaduais e municipais de Vigilância Sanitária; de Controle e Avaliação; e de Auditoria. Todas as equipes foram capacitadas pelo Departamento de Regulação, Controle e Avaliação do Ministério da Saúde e pela Anvisa.
Resultados
A avaliação contemplou quatro eixos: Roteiro de Padrões de Conformidade; Pesquisa de Satisfação de Usuários; Pesquisa de Satisfação de Trabalhadores e Avaliação de Indicadores.
Foram avaliados 5.626 serviços de saúde do SUS, sendo 3.815 serviços hospitalares. A maior parte (59,7%) dos hospitais avaliados pelo programa é considerada de pequeno porte (hospitais com até 49 leitos), enquanto 30,4% são de médio porte (de
Analisando a natureza da organização, 1.693 (44,4%) são hospitais públicos; 1.191 (31,2%), hospitais beneficentes; 920 (24,1%), hospitais privados; e 9 (0,2%), de outra natureza (cooperativas, serviço social autônomo, serviços de economia mista e sindicatos).
Já no quesito pesquisa de satisfação de usuários, o maior índice de aprovação (93,7%) foi em relação à qualidade do acolhimento recebido, considerando-se educação, respeito e interesse dos profissionais envolvidos. Nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul os serviços superaram as expectativas para mais de 50% dos usuários.
Os resultados completos do programa já estão disponíveis na seção de “Serviços de Saúde” do site da Anvisa.
Avaliação em Serviços de Saúde
Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde – PNASS
A avaliação é parte fundamental no planejamento e na gestão do sistema de saúde
Objetivo Geral
Com o Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde – PNASS, buscase
apreender, de forma abrangente, a realidade dos serviços de saúde
vinculados ao Sistema Único de Saúde – SUS, nas suas diferentes dimensões.
Objetivos Específicos
Incentivar a cultura avaliativa dos gestores para os serviços de saúde.
Fomentar a cultura avaliativa nos serviços de saúde.
Ser instrumento de apoio à gestão do SUS.
Produzir conhecimento qualitativo da rede de serviços de saúde.
Incorporar indicadores de produção para avaliação de serviços de saúde.
Aferir a satisfação dos usuários do SUS.
Conhecer as condições e relações de trabalho nos estabelecimentos de
saúde.
Identificar oportunidades de melhoria.
Observar experiências de êxito.
Disponibilizar os resultados para conhecimento público.
Para verificar a eficiência, a eficácia e a efetividade das estruturas, processos e
resultados relacionados ao risco, ao acesso e a satisfação dos usuários frente
aos serviços de saúde.
Para subsidiar o planejamento e a gestão do Sistema de Saúde.
Reordenar a execução das ações e serviços.
Redimensionar as necessidades da assistência.
Racionalizar os recursos e controlar os custos.
Melhorar a resolutividade do Sistema de Saúde e a qualidade dos serviços.
Por que avaliar?
Para verificar a eficiência, a eficácia e a efetividade das estruturas, processos e
resultados relacionados ao risco, ao acesso e a satisfação dos usuários frente
aos serviços de saúde.
Para que avaliar?
Para subsidiar o planejamento e a gestão do Sistema de Saúde.
Reordenar a execução das ações e serviços.
Redimensionar as necessidades da assistência.
Racionalizar os recursos e controlar os custos.
Melhorar a resolutividade do Sistema de Saúde e a qualidade dos serviços.
O que avaliar?
Os riscos relacionados aos serviços de saúde.
As condições de acesso da população aos serviços de saúde.
O grau de satisfação dos usuários em relação aos serviços públicos de
saúde.
As condições e a relação de trabalho dos profissionais nos estabelecimentos
de saúde .
Quais serviços avaliar?
Hospital Geral, Hospital Especializado e Unidade Mista
Hospital Especializado com leitos obstétricos
Ambulatório de Especialidade e Policlínica
Estabelecimentos de saúde com serviços próprios de alta complexidade em
oncologia e nefrologia
Quais instrumentos metodológicos usados para avaliar?
Roteiro de Padrões de Conformidade baseado em um sistema de autoavaliação
aplicado pelo estabelecimento e outra avaliação aplicada pelo gestor, com o objetivo de conhecer a realidade e as necessidades local.
Aplicação de indicadores de saúde.
Pesquisa de satisfação dos Usuários realizada pelo gestor local em todos os
serviços de saúde em amostragem estatisticamente representativa, para
verificar o grau de confiança, da qualidade da atenção e o atendimento das
expectativas do usuário em relação aos serviços prestados.
Pesquisa das condições e das relações de trabalho com base em
amostragem de trabalhadores descritos no Cadastro Nacional de
Estabelecimentos de Saúde CNES
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