No trabalho divulgado pelo Fundo para a Criança das Nações Unidas (Unicef), a faixa etária analisada é de crianças com menos de 5 anos de idade, enquanto o parâmetro utilizado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Paraná é de 0 a 1 ano de idade.
A Secretaria da Saúde esclarece que com relação aos dados veiculados pela Unicef em seu estudo “Caderno Brasil”, divulgado juntamente com o relatório “Situação Mundial da Infância 2008”, há uma diferença na metodologia utilizada por ambas as instituições e isso resulta na diferença de informações apresentadas.
No trabalho divulgado pelo Fundo para a Criança das Nações Unidas (Unicef), a faixa etária analisada é de crianças com menos de 5 anos de idade, enquanto o parâmetro utilizado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Paraná é de 0 a 1 ano de idade, o mesmo utilizado também por outras entidades internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que serviram como base para o estudo do Unicef, são obtidas por meio de projeções, enquanto a Secretaria de Saúde do Paraná trabalha com dados consolidados, coletados diretamente no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM/PR) e no Sistema de Informação de Nascidos Vivos (Sinasc/PR). Esta situação também gera o desencontro das informações.
Os dados destes sistemas utilizados pela Secretaria são registrados segundo as declarações de nascidos vivos e de óbitos feitos pelos municípios, o que no Paraná corresponde a 98% da realidade, sendo que o Estado é um dos melhores do País em investigação dos óbitos infantis, pois possui comitês de prevenção da mortalidade infantil que analisam aproximadamente 80% de todos os óbitos infantis ocorridos no Paraná.
O último ano que o Paraná apresentou dados superiores a 19 óbitos infantis por mil nascidos vivos foi em 2000. Após esta data, o coeficiente vem decrescendo devido às políticas estaduais em imunização, saneamento básico, incentivo ao Programa Saúde da Família (PSF), incentivo ao aleitamento materno entre outros.
Mesmo os últimos dados oficiais do Ministério da Saúde, de 2005, colocam o Paraná com o coeficiente de mortalidade infantil de 14,5 por mil nascidos vivos.
Confira a tabela de informações sobre o coeficiente de mortalidade infantil por 1000 nascidos vivos
Ano Coeficiente
2000 19,44
2001 17,41
2002 16,71
2003 16,47
2004 15,41
2005 14,43
2006 13,89
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR).