contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Secretaria Estadual de Saúde compromete-se com cronograma de pagamentos

Representantes da Fehospar, do Sindipar e da Associação dos Hospitais do Paraná estiveram em audiência com o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Martin, na manhã do último dia 12 de maio. Em pauta, a necessidade de estreitar as relações entre gestores e prestadores de serviços e assuntos comuns e de relevância para os serviços públicos de saúde, da estrutura assistencial e de iniciativas de prevenção em prol da população paranaense. O secretário foi receptivo a uma das principais reivindicações dos dirigentes hospitalares: a fixação de um cronograma de pagamentos para a rede prestadora de serviços ao SUS sob regime de gestão do Estado e a perspectiva de uma redução escalonada dos prazos para repasse dos valores, a começar pelo pagamento dentro do mês subseqüente ao do serviço prestado.

A audiência ocorreu no gabinete do secretário Gilberto Martin, que já agendou para 14h da próxima segunda-feira, dia 26, a retribuição à visita. Ao comparecer à sede das entidades representativas do setor hospitalar, o secretário pretende ter em mãos o planejamento do cronograma de pagamentos, inclusive com a possível data para a liberação dos recursos referentes ao mês de referência de abril deste ano. Gilberto Martin asseverou ser um compromisso da Pasta oferecer à rede conveniada a agenda de pagamentos, de modo a permitir-lhe atender dentro dos prazos as suas obrigações com folha de pessoal, fornecedores, tributos e instituições de crédito. Em determinados meses, a liberação dos recursos só ocorreu por volta do 10.º dia do segundo mês ao da prestação do serviço, gerando desconfortos de toda ordem à rede privada de saúde.

A audiência com o secretário teve as presenças de Renato Merolli, presidente da Associação dos Hospitais e vice-presidente da Federação (Fehospar); de Benno Kreisel, vice-presidente da Ahopar e diretor do Sindipar e da Fehospar; Luis Rodrigo S. Milano, presidente do Sindipar e diretor financeiro da Federação; e Orlei Antonio Negrello, diretor de relações com convênios da Fehospar e diretor administrativo do Hospital Infantil Pequeno Príncipe. Também participou do encontro o advogado Renato Bonetto, assessor jurídico do gabinete do deputado Alexandre Curi, parlamentar que já havia recebido os representantes hospitalares no mês passado e que se prontificou a fazer gestões políticas para atender ao pleito dos prestadores de serviços.

            Dentre outros temas tratados durante a audiência estiveram a questão da necessidade de elevação do teto financeiro e ajustes em várias regiões, bem como do aumento do subsídio para algumas instituições de elevado grau de dependência do SUS e que vêm arcando com significativos prejuízos face a defasagem do valor da remuneração do sistema público. Para estas questões o secretário não sinalizou com qualquer medida a curto prazo, considerando a dependência dos valores repassados pelo Ministério da Saúde. Gilberto Martin, contudo, ressaltou a importância de as instituições manterem um canal permanente de diálogo, capaz de debater de forma mais transparente as dificuldades existentes e agilizar soluções. Deste modo, como assinala o diretor da Federação, Luis Rodrigo Milano, é de grande importância que os representantes dos Sindicatos e os filiados das várias regiões do Estado apresentem suas dificuldades e questionamentos.

Prev Post