A Santa Casa de Curitiba realiza neste sábado (2), das 9h às 14h, na Praça Rui Barbosa, uma campanha de incentivo à doação de órgãos e tecidos. Médicos, pacientes transplantados, pacientes em lista de espera e familiares de doadores estarão à disposição da população para esclarecer dúvidas e distribuir folders educativos. Também haverá aferição da pressão arterial, teste de glicemia, verificação de peso e da circunferência abdominal, por enfermeiros, nutricionistas e acadêmicos de Medicina da PUCPR.
A Santa Casa de Curitiba é, atualmente, a Instituição que mais realiza transplantes de coração em adultos no País. Em 2007, foram 26 transplantes, sendo que até julho deste ano já foram realizados mais 15 cirurgias. Desde 1994, quando a Santa Casa de Curitiba realizou o primeiro transplante de coração, 106 pacientes receberam um coração novo no Hospital.
De janeiro a julho deste ano, a Santa Casa de Curitiba ainda realizou 25 transplantes de rim, sete de fígado e cinco de rim e pâncreas simultaneamente.
Segundo a coordenadora da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Santa Casa de Curitiba, Ana Cláudia Dambinski, há falta de informação sobre a doação de órgãos no Brasil. “As pessoas desconhecem o que é morte cerebral, que é irreversível”, conta.
A coordenadora também diz que há falta de comprometimento dos hospitais que não informam à Central Estadual de Transplantes os possíveis doadores e não fazem o diagnóstico de morte encefálica, que é requisito para a doação. “Existem hospitais que não percebem a importância de identificar possíveis doadores de órgãos, apenas vêem o procedimento como trabalhoso, que traz mais custos ao hospital porque é preciso manter o paciente por mais tempo na UTI”.
Serviço:
Evento: Campanha de incentivo à doação de órgãos e tecidos
Dia: sábado (2)
Horário: das 9h às 14h
Local: Praça Rui Barbosa