contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Setor hospitalar paranaense perde o Dr.Lourival Fornazari

O médico Lourival Luiz Fornazari, uma das personalidades marcantes na cidade de Irati, faleceu no último dia 2 de setembro. Fornazari chegou em Irati no ano de 1951, e até então angariou conquistas importantes para o município. Muitas pessoas estiveram presentes no velório, para deixar um último adeus a essa pessoa sensacional que foi Lourival. Ele foi ativo médico e dirigente hospitalar, tendo sido o primeiro presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Irati e um dos fundadores da FEHOSPAR

Fornazari tem ao todo mais de 15 títulos e honrarias. Além de ser um excelente médico especializado em várias áreas, foi também vereador da cidade de Irati, no ano de 1963 a 1965. Ele foi reeleito para o mandato de 1965 a 1968. E, no ano de 1969, foi novamente eleito, permanecendo até o ano de 1973, quando foi membro das comissões de Cultura e Assistência Social, Finanças, Orçamento e Tomada de Contas.

Depois de passar pela Câmara, onde permaneceu por vários anos, Fornazari foi eleito prefeito da cidade, na gestão de 1973 a 1977. Entre 1966 e 1972, era chefe do Centro de Saúde de Irati. O médico também passou pela presidência de vários clubes importantes da cidade, tais como Sociedade Beneficente e Cultural de Irati; Clube Atlético União Olímpico; Iraty Sport Club; entre outros. E foi sócio fundador dos clubes Samuara Clube de Campo; Clube de Caça e Pesca de Irati; The International Association of Lions Clubs; entre outros.

Sem dúvida nenhuma, Fornazari vai deixar marcas nesta cidade, que, no dia 2, se despediu desse grande homem, com lágrimas e tristeza. Mas, todos os iratienses sabem que a sua missão foi cumprida com glória.

HOMENAGENS

O médico e filho de Fornazari, Luiz Ângelo, comentou que o seu pai era uma pessoa muito amorosa e procurava manter a família sempre unida.. "Felicidade, honestidade, humildade e otimismo era o que não faltava em meu pai. Ele estava sempre cativando as pessoas pelo seu bom humor constante", relatou Luiz Ângelo.

"Meu pai sempre procurou nos dar exemplos de conduta e de vida. Dentro da minha profissão, aprendi muito com ele, que sempre me falava para nunca fazer comércio da dor dos outros e estar disponível continuamente. Enfim, fazer da medicina um sacerdócio", afirmou Luiz, dizendo que o seu pai vai deixar muitas saudades, pois, sem dúvida nenhuma, foi um grande homem.

A protética e grande amiga da família Fornazari, Sandra Maria Trento Malojo, comentou que o Dr. Fornazari era uma pessoa sensacional. "Para ele, não existia tempo ruim, estava sempre de bem com a vida", afirmou Sandra dizendo que, como médico, ele também era um excelente profissional. "Para ele, não existia desigualdade, pobre ou rico, o paciente era atendido da melhor maneira possível. O Lourival sempre foi muito humilde. Meus três partos foram realizados pelas mãos dele", frisou Sandra brincando que o Dr. Fornazari era o patrimônio histórico de Irati. "Sentiremos muitas saudades desse grande homem".

 A grande amiga de Fornazari, Beatriz Anchesky, contou uma história interessante que relembra momentos especiais dessa pessoa maravilhosa que era Fornazari. "Há alguns anos, estávamos disputando uma gincana: Apae x Asilo. Então, foi nos solicitado uma tarefa: apresentar uma pessoa que tivesse recebido muitos títulos. Eu defendia a Apae e Roseli Leite, o Asilo. Mas, nós não sabíamos quem iríamos escolher. É claro que eu rapidamente escolhi o Fornazari. E, então, fui até à casa dele e falei com Leny. Ela disse: isso é uma missão impossível, o Lourival nunca se incomodou com os títulos, está tudo espalhado por aqui Mesmo assim, resolvemos ir a luta e buscar esses títulos. Encontramos um número imenso e, então, formamos um lindo álbum. Na noite da apresentação, Roseli trouxe Olga Zeni. Já no palco, senti que não poderíamos julgar duas pessoas tão ilustres, queridas e amadas. Então, fui até o microfone e dei a tarefa como empatada. A Leny olhou para mim, concordou e disse: mas, foi um trabalho enorme, né?! E eu disse para ela: pelo menos serviu para você por colocar em ordem suas coisas, e dali em diante foi só risos", lembra Beatriz emocionada, comentando que o Dr. Fornazari ficará para sempre na memória de Irati.

 Fornazari sempre viu Irati como uma cidade, com sinais evidentes de prosperidade e crescimento, vamos fazer jus a isso e dar continuidade.. Para finalizar, como forma de homenagem a esta pessoa especial, usaremos as palavras que ele sempre usava, "vamos pedir para que a nossa Santa continue nos protegendo e fazendo com que a nossa comunidade continue unida".