Hospital Pilar, empresa genuinamente paranaense e de administração familiar, completa no próximo dia 27, 45 anos de fundação. Quando fundado, o então Hospital Nossa Senhora do Pilar contava com uma estrutura pequena e poucos profissionais. Hoje está moderno e traz como características o atendimento humanizado, o desenvolvimento científico e tecnológico.
De acordo com D. Milva Milano, viúva do fundador João Iltaumyr Milano e administradora da instituição, os funcionários do Hospital trabalham com o mesmo objetivo. “Somos movidos a sonhos e o importante é que partimos para a execução. Todos nós da instituição estamos focados para o mesmo objetivo, o de investir no crescimento e na união profissional sempre prezando pela ética e honestidade”, afirma D. Milva.
A instituição conta atualmente com mais de uma centena de leitos de internação que possuem a mais moderna tecnologia, sendo que 30 destes, são de Unidade de Terapia Intensiva. A UTI do Hospital segue o conceito de humanização, sendo pioneira em território nacional a proporcionar 15 leitos de UTI aberta. Desta forma a Unidade permite a presença de um familiar durante todo o período de internamento com conforto e comodidade, acompanhando de perto a evolução do paciente.
O Hospital possui ainda Unidade Neurológica, Pronto Atendimento 24 horas, completo atendimento em hemodinâmica e equipamentos que são diferenciais, como a câmara hiperbárica, equipamento pressurizado que proporciona a oferta de oxigênio puro a um nível de pressão acima da pressão atmosférica, e o equipamento de ressonância magnética com campo aberto, ideal para quem tem pânico de lugares fechados, entre muitas outras tecnologias. A instituição é ainda a primeira em Curitiba a oferecer pronto atendimento oncológico assistido 24 horas. Na equipe há 460 funcionários entre pessoal de apoio, equipe de enfermagem e administrativa. O Centro Cirúrgico, que no mês de março recebeu dois novos equipamentos – o microscópio de alta resolução e o craneótomo – para a realização de neurocirurgias – recebe aproximadamente 600 pacientes por mês. O Hospital conta atualmente com mais de 50 especialidades e serviços.
“Desde sua fundação, há quase meio século, todo o Hospital seguiu a linha de pensamento do seu fundador, que agrega integridade, respeito, esforço e obstinação pela busca dos resultados do atendimento dos pacientes, somado ao bem-estar de todos os profissionais que atuam na instituição”, afirma Rodrigo Milano, diretor executivo do Hospital Pilar.
O médico com especialidade em clínica médica Dr. Lauro José Rubini, trabalha no Hospital Pilar desde 1972 e acompanhou de perto toda a mudança ocorrida na instituição, que passou de clínica de pequeno porte para um dos mais modernos hospitais do país. De acordo com ele, as mudanças foram gradativas e ocorreram devido a boa administração da família Milano. “Na faculdade comecei a frequentar o Hospital, nesta fase ainda apenas observando e aprendendo com os ótimos profissionais. Para mim, foi uma escola. Certamente o crescimento só se tornou possível em função do trabalho em equipe e da administração competente”, afirma o médico.
O Hospital Pilar continua investindo e já finaliza ampliações na estrutura para este ano. “Investimos sim, mas de forma planejada e estratégica. Este é um conceito muito bem estabelecido em nossa instituição”, diz Rodrigo Milano, que afirma ainda ser a tecnologia um instrumento eficaz para a saúde dos pacientes somente quando profissionais capacitados estão no seu domínio.