A Anvisa, em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas, lança nesta terça-feira (3/4) o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), às 11h, no Palácio do Planalto. A resolução instituindo o sistema foi publicada no Diário Oficial desta segunda (2/4). O diretor-presidente da Agência, Dirceu Raposo, representará o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
O SNGPC vai aprimorar o monitoramento e a fiscalização de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, como anorexígenos (moderadores de apetite) e antidepressivos. Todos os procedimentos de movimentação de entrada (compra ou transferência) e saída (venda ou perda) desses produtos serão informatizados.
A medida vai inibir a distribuição de produtos falsificados no mercado. A utilização do SNGPC será obrigatória por todas as farmácias e drogarias que vendam medicamentos e substâncias sob controle restrito.