A Irmandade da Santa Casa de Londrina comemora 70 anos este mês de março e programa uma série de atividades para todo o ano. Entre elas, o Encontro de Bioética 2006, promovido pelo Comitê de Bioética e Ética em Pesquisa da instituição e que vai ocorrer nos dias 13 e 14 de março. O Encontro propõe a participação de profissionais de destaque para uma ampla discussão sobre relações familiares e doação de órgãos, no auditório da Unopar.
A participação no Encontro de Bioética é gratuita e as inscrições estão abertas até o dia 10. As vagas são limitadas. Informações no Comitê de Bioética e Ética em Pesquisa da Santa Casa, pelo telefone (43) 3373.1643 ou e-mail: bioiscal@iscal.com.br.
Destaques
Um dos pontos altos do Encontro é a presença de Ir. Elena Lugo, de Porto Rico. PhD em Filosofia, ela vai participar dos dois grandes debate do evento: “Ética nas Relações Familiares” e “Bioética e Doação de Órgãos”. Um dos pontos que deve atrair as atenções dos participantes é o relato de experiência do jornalista Jota Oliveira, autor do livro Transplantes – Esperança de Renascer.
Também participam dos debates a terapeuta ocupacional, Maria Madalena Sant’Anna; o doutor em Teologia Moral, pe. José Rafael Solano Duran; e a coordenadora da Central de Transplantes Norte do Paraná, Ogle Bacchi de Souza.
Serão realizadas ainda duas oficinas de formação: Dimensão Ética na Bioética, conduzida pelo pe. José Rafael Solano Duran, e Sensibilização em Doação de Órgãos, coordenada pela Central de Transplantes.