contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Brasil apresenta candidatura para sediar Congresso Mundial da IHF

Durante a reunião anual da International Hospital Federation (IHF), realizada nos últimos dias 11 e 12 de maio, em Ferney-Voltaire, na França, o Brasil apresentou-se oficialmente como candidato à sede do Congresso Mundial da entidade em 2009. Para tanto, o país está disputando com outros dois fortes concorrentes: Portugal (Lisboa) e Emirados Árabes (Dubai).

 

Se o Brasil vencer, o evento será realizado no Rio de Janeiro, conforme antecipou o presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS) e integrante do board da IHF, José Carlos Abrahão. Participaram da reunião representantes de países como França, Portugal, Bélgica, Estados Unidos, Argentina, México, Finlândia, Austrália, Hungria, Japão, Coréia, Alemanha, Noruega e Emirados Árabes, entre outros.

 

A apresentação do Brasil foi feita pelo presidente da CNS e pela presidente da Hospitalar, Waleska Santos, também associada à entidade. Eles mostraram os números do setor saúde no Brasil, falaram sobre a ótima infra-estrutura do país para receber eventos internacionais de grande porte e apresentaram fortes argumentos para o evento ser realizado desta vez na América Latina.

 

Entre eles, destaca-se o fato de os últimos congressos terem acontecido na França (Nice) em 2005 e nos Estados Unidos (São Francisco) em 2003 e de o próximo, ano que vem, já está certo para ser realizado em Seul, na Coréia. Os congressos mundiais da IHF acontecem a cada dois anos.

 

“Países como o Brasil, a Argentina e o México integram hoje o Conselho da IHF e vêm participando ativamente das ações da entidade. Nada mais justo do que sediarmos um evento deste porte, o que traria grande visibilidade para os países latino-americanos. Argentina e México já se declararam favoráveis à escolha do Brasil para o congresso de 2009”, declarou o presidente da CNS.

 

Até o final do ano, o Comitê Executivo da International Hospital Federation deverá divulgar o país eleito para sediar o evento de 2009.